20 a 23 de setembro de 2023
Centro de Eventos do Ceará
Fortaleza/CE

20 a 23 de setembro de 2023 | Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza/CE

Trabalho científico

Orientações para envio do e-poster

Nesta edição do 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade trazemos um novo formato de exposição, com um vídeo da apresentação de seu pôster, utilizando de um meio mais sustentável para a exposição no Congresso.

Modelo de e-poster

Tutorial para criar o vídeo

Cronograma

  • Data limite para submissão: 02/09/23

Normas e Instruções para Envio de Trabalho Científico

Envio do resumo

Para submissão de trabalhos, é preciso estar cadastrado no evento. Caso ainda não esteja inscrito, acesse o menu “inscrições” e preencha o formulário. Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada através deste e-mail.

Não havendo erro, o sistema lhe informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo “Clique Aqui” para acessar sua área restrita. Ao acessar sua área restrita clique no menu “TRABALHOS” e siga as instruções.

O resumo é digitado no formulário eletrônico. Tudo é feito pelo sistema on-line, de forma simples, rápida e segura. Não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados. Portanto, preencha o formulário com a máxima atenção.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, nominando o apresentador.

Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 6 eixos do evento, que são:

Eixos Temáticos:

Eixo 1 – Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca

Eixo 2 – Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde

Eixo 3 – Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS

Eixo 4 – Abordagem Familiar na MFC e na APS

Eixo 5 – Abordagem Comunitária na MFC e na APS

Eixo 6 – Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina de Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde

As submissões deverão ser realizadas seguindo as normas que seguem:

I) resumo do trabalho deverá ser enviado através formulário on-line, que está disponível neste site. Somente poderão ser aprovados para apresentação no Congresso os trabalhos científicos de pessoas inscritas.

II) O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos, tabelas ou referências bibliográficas. Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação:

  • Título: máximo de 12 palavras, escrito em letras maiúsculas.
  • Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, em maiúsculas, sem abreviaturas, sem titulação;
  • Instituição: nome da instituição do autor principal, por extenso e sigla;
    Exemplo:
    RAFAEL PEZZINI; José Anilton da Silva; José Felipe Barcelos.
    SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓ+POLIS – SMS
  • Corpo do resumo: máximo de 400 palavras.
    O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:
     – Introdução
     – Objetivo
     – Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)
     – Resultados
     – Conclusões ou hipóteses

III) Serão aceitos no máximo três resumos de trabalhos por congressista como autor principal. O apresentador do trabalho nas formas de pôster ou comunicação coordenada deverá ser um dos autores, estar inscrito no Congresso e ter efetuado o pagamento.

IV) A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.

V) A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída com essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.
Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência

VI) Ao submeter o resumo, o autor autoriza a publicação do mesmo e, se aprovado, do trabalho na íntegra nos Anais do 17° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e/ou na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

VII) A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar apresentações, ou aceitar parcialmente, para as formas exceto pôster ou comunicações coordenadas, que não contemplem os temas do 17° Congresso, ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática, ou não estejam de acordo com os critérios preestabelecidos. Reserva-se também o direito de reclassificar a categoria temática do trabalho, bem como alterar o tempo proposto, se aprovado.

VIII) A comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a opção de apresentação do trabalho. Quem fizer a opção inicialmente por comunicação coordenada, poderá ter como resultado seu trabalho aprovado em comunicação coordenada, ou em forma de pôster, ou não aprovado. Aqueles trabalhos que forem aprovados como comunicação coordenada, também devem ser impressos em formato de pôster. Os apresentadores poderão também usar recurso de projeção para a apresentação.

XI) A avaliação para a premiação dos pôsteres e comunicações coordenadas será realizada por uma comissão que levará em conta: (a) a relevância do tema e sua pertinência ao tema do Congresso, às categorias temáticas, à Medicina de Família e Comunidade e à Atenção Primária à Saúde, (b) a metodologia científica utilizada e sua adequação ao trabalho, (c) conclusões e aplicabilidade prática, (d) originalidade, (e) clareza e correção da linguagem; (f) apresentação visual e (g) apresentação oral, quando este fizer parte das apresentações orais e (f) a presença do expositor no dia e local determinados pela comissão científica.