20 a 23 de setembro de 2023
Centro de Eventos do Ceará
Fortaleza/CE

20 a 23 de setembro de 2023 | Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza/CE

Mostra Artística Cultura Cura

Inscrições abertas para MFCs, com trabalhos em Fotografia, Audiovisual, Literatura e Música

CONHEÇA A PROPOSTA

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma realidade bem-sucedida no Brasil, que precisa ser resgatada e reafirmada na sua essência, especialmente neste momento de reconstrução democrática do nosso país. Em cada momento, cada passo, compasso, cada mão aberta e abraço existe uma oportunidade de aproximação entre comunidade e profissionais da saúde. Nesses encontros, seja nos domicílios, nas ruas, vielas ou nas Unidades de Saúde, de todo território nacional, profissionais de saúde e a comunidade vivenciam dores, suspiros, inspirações, choros, superações, aprendizados e sorrisos. Trata-se de um conjunto de experiências que nos impulsionam a reafirmar a missão de promover dignidade, agilidade e qualidade na atenção à saúde da população.

Tudo se desenrola nos territórios, urbanos ou rurais, terrestres ou aquáticos, fixos ou errantes, fazendo da atuação nas localidades – em especial das visitas domiciliares – excelente oportunidade de conhecermos novos repertórios, ampliarmos nossas competências culturais e compartilharmos das vivências para aprimorarmos nosso trabalho, presenciando e transformando a realidade de cada lugar e de habitante do país.

As experiências destas comunidades e dos profissionais que ali convivem merecem ser registradas, compartilhadas e eternizadas, para que possam apontar caminhos, ampliar seus significados e inspirar novas práticas. Dentre as formas de expressar essas experiências, a arte se coloca como potente suporte criativo que inunda de sentidos as práticas comunitárias. Cotidianos despercebidos, sofrimentos, angústias, alívios e alegrias podem ser expressos pela arte e ganhar múltiplas dimensões, como um convite para o grande público se deixar levar por essas experiências, emprestar delas conjuntos de sentidos e embarcar juntos nas possibilidades ali anunciadas.

O Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade (CBMFC), que realizará sua 17a edição em Fortaleza, entre os dias 20 a 23 de setembro, buscará, dentre suas provocações, reunir e tornar público trabalhos que expressem através da arte, experiências de Médicas e Médicos de Família e Comunidade (MFCs) nos territórios do Brasil. A partir das reflexões disparadas pelos eixos científicos do CBMFC, os trabalhos culturais terão espaço garantido para contribuir com o pensamento crítico, sensível e compartilhado, promovendo integração entre Ciência e Cultura, compartilhando afeto e fortalecendo os processos cotidianos nas comunidades.

A própria etimologia da palavra “cultura” traz do latim uma explicação que nos ajuda a compreender essa integração já tão sedimentada: culturae significa “ação de cultivar, de tratar”, ou ainda “colheita”, e metaforicamente traz também o sentido de “cuidado, ato de honrar”. Também do latim, a palavra colere significa “cuidar, acompanhar o crescimento de plantas”. Assim vemos na própria história das palavras que cultura e saúde se encontram em seu sentido de cuidar, tratar, honrar…

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Medicina em Família e Comunidade (SBMFC), através do 17º CBMFC, promove a Mostra Artística Cultura Cura, como um panorama de trabalhos artísticos produzidos por MFCs de todas as regiões do Brasil.

A Mostra integrará a programação artístico-cultural do 17° CBMFC e não traz caráter competitivo. Nesse sentido, os trabalhos identificados dentro dos critérios estabelecidos farão parte de uma mostra colaborativa que traz a intenção de compartilhar com o público expressões criativas da(o)s MFCs, a partir das linguagens da fotografia, literatura, audiovisual e da música. A Mostra também traz a intenção de dialogar com os eixos da comissão científica.

Em consonância com os objetivos estratégicos do 17° CBMFC, a Mostra Artística Cultura Cura propõe estimular a criatividade dos MFCs por meio da experimentação de linguagens artísticas como suporte para auto expressão.

1. DIRETRIZES PARA O ENVIO DE TRABALHOS PARA A MOSTRA ARTÍSTICA CULTURA CURA

1.1 A Mostra Artística Cultura Cura traz para o CBMFC um panorama das produções artísticas do(a)s MFCs que retratam experiências vividas nos territórios de atuação. Essa Mostra não traz o caráter de competição e se apresenta como um momento de fruição cultural, compartilhamento das expressões artísticas com o público e com a classe médica, bem como de integração da arte com os eixos científicos do CBMFC. Desse modo, o processo de composição da Mostra não será norteado por qualquer tipo de ranking que demonstre pontuação, qualificando os trabalhos em função de notas. Os trabalhos serão analisados em duas perspectivas complementares:

1.1.1 Adequação ao conceito da Mostra: Integrarão a Mostra trabalhos que expressem através da arte experiências de MFCs nos territórios onde atuam, em todas as regiões do Brasil. Os trabalhos devem partir de inspirações disparadas pelos eixos científicos do CBMFC, ficando a cargo de cada artista a forma como os trabalhos serão elaborados. Desse modo, teremos um conjunto de obras que dialogam com o pensamento do Congresso, garantindo personalidade, subjetividade e autoralidade em cada criação artística. Apresentado sob o título de Mostra Artística Cultura Cura, esse processo criativo e colaborativo promoverá a integração entre Ciência e Cultura e será instrumento para compartilhamento de afeto e pensamento crítico e as experiências vividas no cotidiano das comunidades.

1.1.2 Representatividade por regiões do país: A coordenação da Mostra terá como princípio buscar um equilíbrio entre a diversidade das regiões brasileiras que originam os trabalhos artísticos apresentados. Assim, o trabalho de composição da Mostra os trabalhos identificado dentro dos critérios estabelecidos devem identificar de onde estão sendo enviados.

1.2 O limite para o número de trabalhos aceitos ocorrerá diante da limitação do tempo e espaço para a exposição durante os dias do congresso. Para isso, a Comissão Cultural poderá usar critérios como Contribuição científica, Originalidade, Inovação, Impressão artística.

1.3 A Coordenação da Mostra Artística Cultura Cura pode unilateralmente recusar a inclusão de vídeos na Mostra, desclassificando-os a qualquer tempo, no caso do material não estiver adequado à proposta artístico-cultural da Mostra ou se não respeitar os direitos autorais, o Código Penal Brasileiro (em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso), bem como a legislação vigente.

2. DO OBJETO E OBJETIVO

2.1 Os objetivos da Mostra Artística Cultura Cura no 17º CBMFC são:

2.1.1 Incentivar a produção artístico-cultural da(o)s MFCs e demais congressistas, retratando o trabalho e o cotidiano das equipes de saúde da família e suas comunidades no Brasil, bem como outros espaços de atuação profissional de cuidado.

2.1.2 Estimular a produção artístico-cultural entre o(a)s MFCs com o mesmo comprometimento com que temos sido estimulados à produção científica, a partir da compreensão de que cultura e cura dialogam através da linguagem da arte.

2.1.3 Integrar os eixos científicos do congresso com a produção artístico-cultural.

2.1.4 Produzir linguagem artística a partir das vivências dos congressistas sobre: “ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA AGORA MAIS DO QUE NUNCA”.

2.2 O objeto do regulamento da Mostra Artística Cultura Cura constitui na seleção de materiais enviados pelo(a)s congressistas devidamente inscrita(o)s no 17º CBMFC para comporem uma exposição artística nos dias do congresso a ocorrer entre 20 e 23 de setembro de 2023, em Fortaleza-CE, bem como a serem divulgadas nas mídias sociais e em trabalhos científicos que venham a ser produzidos a partir desta experiência, com o objetivo de expor os trabalhos artísticos durante as apresentações de pôsteres e comunicação oral, assim como nas atividades científicas pertinentes, chamando atenção da correlação da linguagem artística para os eixos do congressos. Serão aceitos trabalhos produzidos nas seguintes linguagens:

2.2.1 Fotografia

2.2.2 Audiovisual (vídeos nos mais variados suportes)

2.2.3 Prosa e Poesia (textos narrativos, poemas e outros formatos criativos que trazem a palavra como suporte)

2.2.4 Música (canção, instrumental, grupo vocal, experimental ou qualquer outro formato de expressão artística a partir das múltiplas sonoridades)

2.3 Os trabalhos identificados dentro dos critérios estabelecidos irão compor a Mostra de acordo com as diretrizes de produção executiva da programação geral do 17º CBMFC, ou seja, serão distribuídos de forma criativa e em sintonia com a infraestrutura disponível no evento. Soma-se a isso a expectativa de expor os trabalhos artísticos durante as apresentações de pôsteres e comunicação oral, assim como nas atividades científicas pertinentes, chamando atenção da correlação da linguagem artística para os eixos do Congresso.

2.3.1 Os trabalhos de Fotografia serão exibidos em forma de projeção multimídia, em espaço de grande circulação do 17º CBMFC, em momentos que serão definidos pela coordenação da Comissão Cultural em diálogo com a Comissão Científica. Esses trabalhos também ficarão disponíveis para o público no website do Congresso;

2.3.2 Os trabalhos em Audiovisual serão exibidos em formato de mostra, ou seja, serão apresentados em série, com exibições em locais apropriados para a fruição audiovisual. Os detalhes de horário e locais das sessões serão definidos pela coordenação da Comissão Cultural em diálogo e consenso com a Comissão Científica. Esses trabalhos também ficarão disponíveis para o público no website do Congresso;

2.3.3 Os trabalhos em Prosa e Poesia, bem como os trabalhos em Música, serão apresentados em forma de sarau, em palco com infraestrutura adequada. A(O)s proponentes poderão recitar seus trabalhos ao vivo para o público ou convidar outras pessoas para fazê-lo, caso assim seja de sua preferência. Os detalhes de horário e locais dessas apresentações serão definidos pela coordenação da Comissão Cultural em diálogo e consenso com a Comissão Científica. Esses trabalhos também ficarão disponíveis para o público no website do Congresso.

3. DA VIGÊNCIA

3.1 A vigência da seleção dos materiais ocorrerá com o início das submissões a ocorrer no dia 07/06/2023 e terá data limite de submissão às 23h59 (horário de Brasília) do dia 07/07/2023.

4. DA PARTICIPAÇÃO, INSCRIÇÕES E ENVIO DOS MATERIAIS

4.1 A inscrição na Mostra Artística Cultura Cura será permitida a toda(o)s o(a)s participantes inscrita(o)s no 17º CBMFC, após a realização do cadastro como participante via site do congresso (https://sbmfc.org.br/17cbmfc).

4.2 No ANEXO 2, constante deste regulamento, a(o) participante encontrará as informações sobre como fazer sua inscrição.

4.3 Os trabalhos deverão ser enviados com um título juntamente com a escolha do eixo do Congresso correspondente e uma breve descrição sobre essa correlação.

4.3.1 A(o) autor(a) deverá preencher os dados solicitados na página de submissão da Mostra Artística correspondendo a: categoria, título, descrição do material, eixo científico, instituição, créditos e patrocinadores (se houver).

4.3.2 A(o) autor(a) deverá aceitar, juntamente com o envio de cada arquivo do material, o Termo de Cessão de Direitos do material e o Termo de Responsabilidade, disponíveis ao final deste regulamento. Somente serão aceitos materiais com o aceite destes termos.

4.3.3 Após a confirmação do envio dos materiais, estes não poderão ser alterados.

4.3.4 Os materiais devem ser enviados em sua forma final e editada.

4.3.5 Os trabalhos que incluam imagens, voz, ou referências a terceiros, deverão respeitar o direito de uso de imagem e voz, e enviar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ no momento da inscrição (ANEXO 3)

4.3.6 Os trabalhos que utilizarem referência direta a trabalhos artísticos de terceiros, deverão explicitar a referência no campo de descrição no momento da inscrição.

4.4 O envio dos materiais para a Mostra Artística Cultura Cura deverá ser feito via plataforma Wetransfer, e a inscrição do trabalho deverá ser feita na plataforma do 17º CBMFC. (ANEXO 2)

4.4.1 Os arquivos serão enviados (upload) via plataforma Wetransfer, conforme as orientações abaixo:

1) Acessar o link https://www.wetransfer.com/

2) Clicar em “Adicionar ficheiros” ou “Upload Files” e anexar o seu arquivo.

2.1) Anexar em conjunto o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ, nos casos em que ocorre o uso da imagem ou voz de terceiros;

3) No campo “E-mail do amigo” ou “Email to” preencher com: trabalhos@aconteceeventos.com.br.

4) No campo “Seu e-mail” ou “Your email” preencher com seu e-mail.

5) No campo “Título” ou “Title” indicar o mesmo título que será inscrito no congresso.

6) No campo “Mensagem” ou “Message”, preencher com os nomes completos dos participantes (é obrigatório indicar qual o primeiro autor) título do trabalho e o resumo.

7) Clicar em “Transferir”.

8) Será solicitado um código que foi enviado para o “Seu email”. Insira o código no site do wetransfer no campo “Verificar” ou “Verify”.

9) Aguarde a transferência ser concluída. Estará concluída quando a mensagem “You’re done!” aparecer na tela.

4.4.2 A inscrição do trabalho deverá ser feita no site do 17º CBMFC, disponível em automação de eventos conforme as orientações abaixo:

  1. Selecione a CATEGORIA a qual deseja se inscrever (Fotografia, Audiovisual, Prosa e Poesia ou Música);

  2. No campo TÍTULO, enviar o mesmo título do material enviado pela plataforma Wetransfer.

  3. Selecione o EIXO DO CONGRESSO ao qual o seu trabalho se relaciona;

  4. No campo DESCRIÇÃO escreva um breve resumo do trabalho e de sua relação com o eixo do congresso escolhido;

  5. No campo ANO DA OBRA escreva o ano em que foi produzido ou publicado seu trabalho.

  6. No campo AUTORES escreva o nome completo dos autores e produtores.

  7. No campo INSTITUIÇÃO/ORIGEM escreva o local de onde foi produzido seu trabalho.

  8. Em seguida, leia do TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS e se de acordo, clique em “Li o termo, declaro minha autoria e responsabilidade sobre a obra e estou de acordo com o termo de cessão de direitos autorais”

4.4.3 Nos casos em que ocorre o uso da imagem ou voz de terceiros, deverá ser enviado o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ.

4.4.3.1 Ao finalizar o envio, será necessário clicar no ícone que declara a concordância com a cessação de direitos autorais, que estarão descritos em TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS.

4.4.3.2 Os trabalhos que não enviarem os termos referidos nos itens 4.4.1.1 e 4.4.1.2 não poderão ser aceitos.

4.4.4 Sobre as especificações do formato e qualidade dos materiais:

4.4.4.1 Fotografias: Arquivo digital no formato .JPG, .PNG ou .TIFF. DESEJÁVEL que∙ Resolução mínima da imagem de 2 Megapixels e máxima de 4 Megapixels ∙

4.4.4.2 Vídeos: Arquivo de vídeo no formato Mpeg2, Mpeg4 (.mpg), Windows Média 9 (.vmv), Quick Time (.mov) ou AVI;

4.4.4.2.1 Para o envio do vídeo é DESEJÁVEL que : Tamanho máximo: 25MB; Resolução de 640×360 (16:9) ou 480×360 (4:3); ∙ Formato de áudio, preferencialmente, em MP3 ou AAC ; 30 quadros por segundo ou frames por segundo; Duração de 5 minutos, incluindo os créditos

4.4.4.3 Ao final do vídeo, mencionar os produtores e autores, assim como informações pertinentes nos crédito.

4.4.4.3 Prosa e Poesia: Envio de arquivo de texto no formato .DOC ou .DOCX

4.4.4.4 Música: Arquivo de áudio no formato .MP3 (música)

4.4.4.4.1 No caso de músicas, enviar no campo descrição a letra da música, o nome ou pseudônimo do(a) autor(a) e o(s) intérprete(s).

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Os participantes estão cientes de que cedem, nos termos do TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS, à SBMFC, os direitos autorais que possuem sobre os materiais divulgados para participação nesta Mostra, sem qualquer ônus para a instituição e em caráter definitivo, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, seja parcial ou integralmente a obra, especialmente na divulgação do resultado, nos termos do artigo 29 da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).

10.1 Os casos omissos a esse regulamento serão deliberados pela Coordenação da Mostra.

10.2 Essa Mostra Artística é de caráter exclusivamente cultural, de acordo com o artigo 30 do Decreto 70.951/72, não envolve qualquer vínculo de sorte ou pagamento pelos participantes, sendo que a participação implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Termo.

ANEXO 1 – EIXOS DO 17º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA
DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

// Estratégia Saúde da Família como modelo de Atenção Primária à Saúde
// Estratégia Saúde da Família e seu impacto nos indicadores de saúde
// Estratégia Saúde da Família e o letramento em saúde
// Estratégia Saúde da Família e seu papel na redução da iniquidade social no Brasil
// Estratégia Saúde da Família e o trabalho em equipe
//Estratégia Saúde da Família no enfrentamento das doenças emergentes e seus impactos
// Estratégia Saúde da Família e seu papel na vacinação
// Estratégia Saúde da Família e os atributos da APS e da MFC
// Estratégia Saúde da Família e a participação social e o empoderamento popular

// Sistemas de Saúde e Organização da Atenção Primária à Saúde;
// Sistema Único de Saúde – SUS e o papel da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária à Saúde para sua consolidação e fortalecimento
// Gestão da Qualidade em Saúde e MFC e APS.
// Políticas de fomento e indução para o desenvolvimento da APS e da MFC nos sistemas de saúde
// Políticas de Recursos Humanos para a Medicina de Família e Comunidade: Situação Atual; Políticas de Fomento; Plano de Carreira; Formas de Contratação, Política Salarial, avanços e retrocessos;
// MFC e APS e sistemas públicos, privados e suplementares: impactos na abrangência e resolutividade da MFC com todas as letras
// Controle Social em Saúde e papel da MFC e da APS
// Telemedicina na Medicina de Família e Comunidade e na APS: quando e como; desafios e perspectivas.
// Relação público privado na saúde
// História da MFC no Brasil e na América Latina
// Impacto das Vulnerabilidades Sociais, Culturais e Econômicas na Saúde: papel da MFC e da APS
// Violência e Saúde: papel da MFC e da APS
// Tecnologias Inovadoras na APS: o que podemos fazer para ser mais resolutivos?
// Interfaces e relações entre Saúde Planetária, Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Sistemas de Saúde
// Impactos da destruição ambiental, das mudanças climáticas e dos diferentes tipos de poluição na saúde das pessoas, famílias e comunidades e populações.
// Migrações e outros impactos psico-sociais da destruição ambiental nas vítimas diretas de desastres ambientais, nas vítimas da seca e desertificação, nas populações indígenas, ribeirinhas, rurais.
// Comunicação virtual: Impactos da poluição midiática na saúde das pessoas
// Estudos e Pesquisas na APS sobre o impacto da destruição ambiental, da poluição e dos desastres ambientais na saúde das populações mais vulneráveis.
// Atenção Domiciliar na Medicina de Família e Comunidade e na APS
// Cuidados Paliativos na Medicina de Família e Comunidade e na APS
// Medicina Esportiva na Medicina de Família e Comunidade e na APS
// Práticas Integrativas e Complementares na Medicina de Família e Comunidade e na APS

// Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (Problemas de Saúde mais prevalentes na APS, Casos clínicos, Rotinas, Medicina Ambulatorial)
// Paradigma da Complexidade (Integralidade Biopsicosociocultural e espiritual) e a prática clínica em MFC
// Gestão da Clínica, Acesso e primeiro contato; Longitudinalidade; Integralidade; Competência Cultural
// Matriciamento / Apoio de outros especialistas e outros profissionais no cotidiano da APS
// Resolutividade, Coordenação do Cuidado, Sistema de Referência e Contra-referência na APS
// Prevenção Quaternária e Medicalização da Vida
// Registros do cuidado individual em Atenção Primária à Saúde
// Diagnóstico de saúde da população sob cuidado e planejamento de ações.
// Lei dos Cuidados Inversos; papel da Medicina de Família e Comunidade e da APS
// Abordagem a pessoas em condições de vulnerabilidade (População Negra, Indígena, Pobre, População em situação de Rua, População encarcerada, Quilombolas, LGBTQIA+, Mulheres, entre outras)
// Impacto da Violência na saúde das pessoas
// Abordagem do uso abusivo de álcool e outras drogas na APS
// Práticas de Educação em Saúde, Hábitos de vida e Problemas de Saúde
// Comunicação em Saúde e Relação Médico-paciente
// Medicina Narrativa na prática clínica da Medicina de Família e Comunidade
// Saúde mental na APS
// Abordagem de pessoas com quadro álgico na APS
// Abordagem da Espiritualidade na Medicina de Família e Comunidade e na APS
// Enfermidades mais prevalentes em crianças, adolescentes, adultos e idosos, famílias e comunidades decorrentes dos diferentes tipos de poluição, das mudanças climáticas, da destruição e dos desastres ambientais.

// Família – conceitos, funções, tipos e arranjos familiares
// Impacto da Família no processo saúde adoecimento;
// Orientação Familiar e Abordagem Familiar na Medicina de Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde
// Experiências em Abordagem Familiar na prática cotidiana da APS
// Ciclo de Vida Familiar, Crises Normativas e Paranormativas, Funcionalidade e disfuncionalidade familiar, Vulnerabilidade e Resiliência Familiar – conceitos e práticas
Instrumentos e Ferramentas em Abordagem Familia
// Atenção Domiciliar e Abordagem Familiar na APS – experiências, desafios e perspectivas
// Registros do cuidado familiar em Atenção Primária à Saúde
// Impacto da Violência na Saúde das famílias
// Impacto do uso abusivo de álcool e outras drogas na saúde das famílias
// Impacto dos Hábitos de vida na Saúde das famílias
// Cuidados Paliativos e Abordagem Familiar
// Abordagem à Saúde Familiar em Situação de vulnerabilidade na APS (Negros, Indígenas, Pobres, População em situação de Rua; População encarcerada, Quilombolas, LGBTQIA+, Mulheres, entre outras)

 

// Abordagem Comunitária e Territorialização – conceitos e práticas
// Diagnóstico Comunitário e seus instrumentos
// Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde na APS
// Trabalho em equipe e Reunião de Equipe
// Grupos na APS: experiências, desafios e perspectivas
// Educação em Saúde
// Saúde Sexual e Reprodutiva e Planejamento Familiar
// Conselhos locais, distritais, municipais e estaduais de saúde e papel da MFC e da APS
// Participação e empoderamento Social: papel da MFC e da APS
// Abordagem à Saúde de Populações vulneráveis (Negros, Indígenas, Pobres, População em situação de Rua; População encarcerada, Quilombolas, LGBTQI+, Mulheres, entre outras)
// Registros do cuidado comunitário em Atenção Primária à Saúde
// Educação em Saúde / Educação Popular
// Como a APS pode apoiar a comunidade nas situações de poluição, destruição e desastres ambientais? Que ações da MFC e da APS no nível individual, familiar e comunitário no campo da educação ambiental podem ser desenvolvidas?
// Unidades de Atenção Primária Ecológicas – como fazer?

 

// Residência em Medicina de Família e Comunidade – Análise situacional, experiências, desafios e perspectivas
// Medicina de Família e Comunidade na Graduação – Análise situacional, experiências, desafios e perspectivas
// Pós-Graduação Stricto Sensu – Análise situacional, experiências, desafios e perspectivas
// Pós-Graduação Lato Sensu- Análise situacional, experiências, desafios e perspectivas
// Pesquisa na Medicina de Família e Comunidade e na APS – Análise situacional, experiências, desafios e perspectivas
– Processos de ensino-aprendizagem na Medicina de Família e Comunidade – Experiências, estratégias, métodos, tecnologias educacionais, desafios e perspectivas
//= Educação ambiental no curriculum da graduação e da pós-graduação na saúde – papel da APS e da MFC
// Educação ambiental no processo de Educação Permanente (desenvolvimento profissional contínuo) do MFC e na APS