SBMFC apresenta as EPAs ao MS, SGTES e SAPS

11 de abril de 2025

No dia 9 de abril, a diretoria da SBMFC esteve reunida em Brasília (DF) para uma agenda junto às Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES),  Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e com o próprio Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o objetivo de reforçar a importância das EPAs em Medicina de Família e Comunidade na formação e qualificação dos MFCS, além de estratégias de implementação nacional.

A reunião no período da manhã, foi realizada com Felipe Proenço, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, além de um encontro com o Ministro Padilha. Ambos reconheceram as EPAs como instrumento necessário para a formação de médicas e médicos de família e comunidade.

“As EPAs dão um passo além, inovando com tecnologia e promovendo o que tem de mais moderno hoje na formação profissional baseada em competências. Além de oferecer para o médico e médica de família e comunidade e para quem está atuando também na Atenção Primária, situações muito concretas do dia a dia da prática profissional. Quero dar parabéns pela iniciativa. O Ministério da Saúde está junto com vocês em um momento que precisamos qualificar a formação profissional na área médica desde a graduação”, declarou Padilha durante o encontro, onde foi convidado para o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, em Manaus.

A comitiva da SBMFC para a agenda foi composta por Fabiano Guimarães, presidente; Brenda Costa, diretora de comunicação; Ugo Caramori, diretor do Departamento de Graduação Stricto Sensu; Andrea Taborda Ribas da Cunha, Diretora de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu e Arthur Mello, diretor do Departamento de Especialização.

“Esse foi um grande dia para a SBMFC, a partir das conversas que tivemos em Brasília. As EPAs são uma grande reformulação para a Medicina de Família e Comunidade com um foco bem claro da formação que queremos. As EPAs são direcionadas para as residências da nossa especialidade, como um sistema de avaliação e de condução desses programas de ensino. Ainda, servem também para os profissionais dos programas de provimento e para aqueles que trabalham há um tempo na APS e que gostariam de se titular como MFC. A SBMFC está construindo um grande projeto de qualificação para esses médicos/as para que eles possam se candidatar à prova de título e, a partir disso, melhorar a saúde da nossa população”, relata Fabiano Guimarães, presidente da SBMFC. 

Durante a tarde, a SBMFC foi recebida na SAPS por Ilano Almeida Barreto e Silva, Assessor Especial e José Eudes Barroso Vieira, Coordenador-Geral de Saúde da Família e Comunidade. 

As EPAs foram recém-divulgadas pelo Núcleo de Educação da SBMFC, em live no YouTube da SBMFC: https://www.youtube.com/watch?v=cpWFk3xw-aU

Para acessar o material composto com as 15 EPAS, acesse: https://www.sbmfc.org.br/epas/

Vídeos da agenda estão disponíveis no Instagram das SBMFC. Assista: https://www.instagram.com/sbmfc/