Os desafios encarados por MFCs no Brasil todos os dias ainda é pouco reconhecido e conhecido pela população em geral. O tema foi abordado na mesa redonda Estratégias de Comunicação Social para o Fortalecimento da APS, realizada hoje, 3 de novembro, durante o WONCA 2016.
Para Rodrigo Bandeira de Lima, diretor de Comunicação da SBMFC, a prática da medicina de família e comunidade precisa estar mais em voga em todas as esferas da nossa sociedade. Atualmente, para ele, o desconhecimento gera distância da população ao acesso a um atendimento mais próximo.
Dentre os pontos destacados, Rodrigo reforçou as conquistas em termos de comunicação. “É possível avaliar o quanto avançamos e como estamos melhorando nosso contato não só com a imprensa, mas com os médicos de todo o País” afirma.
Entre os canais oficiais da SBMFC, o blog “Causos Clínicos” foi apontado por Rodrigo como um projeto bem-sucedido e já em expansão, pois reforça as histórias e experiências, que são utilizadas por docentes em trabalhos acadêmicos. Rodrigo pontua ainda que há uma necessidade de abordar temas de maneira mais coloquial, em uma linguagem próxima.
Durante o debate, o Dr. Erno Harzheim reforçou que os grandes meios de comunicação atualmente representam, de alguma maneira, um desserviço ao veicular matérias tendenciosas e sensacionalistas. “Sentimos o reflexo de uma matéria pesada no outro dia no consultório. O paciente sempre fica com medo."
Seguindo o ciclo de palestras, a jornalista Cláudia Colucci, da Folha de S. Paulo, destacou a situação da saúde pública na capital paulista e enfatizou que o grande número de nomenclaturas causa estranhamento na população. Cláudia reforçou ainda que a crise nos jornais brasileiros afeta a produção de notícias mais fundamentadas, com maior conhecimento do cenário atual e, principalmente, sem conflitos de interesse.
Ao final das palestras, os presentes puderam interagir com os palestrantes e compartilhar suas experiências, dúvidas e sugestões.
Acompanhe a cobertura do WONCA 2016 nos canais de comunicação da SBMFC.