Dados anteriores sugerem uma potencial relação entre inflamação e disfunção erétil. Caso esta relação fosse causal, o uso de anti-inflamatórios não-esteroides seria inversamente associado à disfunção erétil. Para este fim, os pesquisadores examinaram a associação entre o uso de anti-inflamatórios não-esteroides e disfunção erétil num grande e etnicamente diversificado coorte de homens inscritos no Estudo Californiano de Saúde Masculina. Este estudo de coorte prospectivo recrutou membros do sexo masculino dos planos de saúde administrados pela Kaiser Permanente com idades entre 45 e 69 anos no início de 2002. A disfunção erétil foi avaliada por questionário.
dos 80.966 homens nesse estudo, 47,4% foram considerados usuários de anti-inflamatórios não-esteroides com base nas definições usadas e 29,3% relataram disfunções eréteis moderadas ou graves. O uso de anti-inflamatórios não-esteroides e disfunções eréteis foram fortemente correlacionados de acordo com a idade e o uso regular do medicamento, aumentando de 34,5% em homens com idades entre 45 e 49 anos para 54,7% em homens com 60 a 69 anos com a disfunção erétil aumentando de 13% para 42%. A razão de chance (OR) não ajustada para a associação entre anti-inflamatórios não-esteroides e disfunção erétil foi de 2,40. Com ajuste por idade, raça/etnia, tabagismo, diabetes mellitus, hipertensão, hiperlipidemia, doenças vascular periférica, doença da artéria coronária e índice de massa corpórea, a associação positiva persistiu. A associação persistiu ao usar uma definição mais rigorosa da exposição a anti-inflamatórios não-esteroides.
Os pesquisadores concluíram que: "Esses dados sugerem que o uso regular de anti-inflamatórios não-esteroides está associado à disfunção erétil para além do que seria esperado devido a idade e comorbidades."
Isto é uma associação.
Para o resumo completo, clique aqui.
The Journal of Urology publicado online em 21 de fevereiro de 2011 © 2011 American Urological Association Education and Research
Regular Nonsteroidal Anti-Inflammatory Drug Use and Erectile Dysfunction. Joseph M. Gleason, Jeffrey M. Slezak, Howard Jung et al.
Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Mama. Palavras-chave: pênis, disfunção erétil, agentes anti-inflamatórios, não-esteroides, fatores de idade, comorbidade, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 25 de março de 2011