Pesquisadores australianos examinaram a eficácia de palmilhas de calço lateral na osteoartrite medial do joelho. Foi realizado um teste selecionado controlado de pacientes de 50 anos de idade ou mais com osteoartrite medial do joelho radiográfica e clínica (n=200) que foram selecionados para palmilhas de calço lateral de comprimento total de 5 graus ou palmilhas planas de controle para serem usadas todos os dias por um ano. Resultados primários medidos incluíram dor geral de joelho quantificaram 11 pontos na escala de classificação numérica e volume de cartilagem tibial medial de imagens de ressonância magnética. Resultados secundários incluíram função, rigidez, e saúde relacionada à qualidade de vida, e progressão de defeitos de cartilagem medial.
Os pesquisadores descobriram: “Entre diferenças de grupos, não diferenciou significativamente para os resultados primários de mudança na dor geral (-0,3 pontos) e mudança no volume de cartilagem medial tibial (-0,4 mm3), e intervalos de confiança não incluíram diferenças mínimas clinicamente importantes. Nenhuma das mudanças nos resultados secundários mostrou diferenças entre grupos.”
Os pesquisadores concluíram: “Palmilhas de calço lateral usadas por 12 meses não forneceram benefícios sintomáticos ou estruturais comparadas às palmilhas planas de controle.”
Palmilhas de calço lateral parecem não fornecer benefício para a osteoartrite medial do joelho.
Para o artigo completo, clique aqui.
BMJ bmj:d2912, 18 de Maio de 2011 © 2011 Editora BMJ Ltda.
Palmilhas de calço lateral para osteoartrite medial do joelho: teste selecionado controlado de 12 meses. Kim L Bennell, Kelly-Ann Bowles, Craig Payne, et al. Correspondência para K L Bennell: k.bennell@unimelb.edu.au
Categoria: M. Musculoesqueletal. Palavras-chave: osteoartrite, medial, palmilhas, dor, cartilagem, teste selecionado controlado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 7 de Junho de 2011