Osteoartrite e risco de mortalidade

Estes pesquisadores da Suíça e do Reino Unido realizaram um estudo de coorte populacional para examinar as taxas de mortalidade em pacientes com osteoartrite. Os inscritos tinham 35 anos de idade ou mais com osteoartrite de joelho ou quadril comprovada sintomática e radiologicamente (n=1163). O acompanhamento médio foi de 14 anos.

Os pesquisadores descobriram que: "Os pacientes com osteoartrite tiveram um excesso de mortalidade por todas as causas comparadas à população geral (razão de mortalidade padronizada 1,55). A mortalidade em excesso foi observada para todas as causas de morte específicas por doença, mas foi particularmente pronunciada na mortalidade cardiovascular (razão de mortalidade padronizada 1,71) e associada à demência (1,99). A mortalidade aumentou com o aumento da idade, para o sexo masculino (taxa de risco ajustada 1,59), histórico auto-relatado de diabetes (1,95), câncer (2,28), doença cardiovascular (1,38), e deficiência para andar (1,48). Contudo, houve pouca evidência para aumento na mortalidade associado à substituição prévia da articulação, obesidade, depressão, doença inflamatória crônica, doença ocular, ou presença de dor na linha de base. Quanto mais grave a deficiência para andar, maior o risco de morte.”

Os pesquisadores concluíram que: "Os pacientes com osteoartrite têm mais risco de morte comparados à população geral. Histórico de diabetes, câncer, ou doença cardiovascular e a presença de deficiência para andar são fatores de risco principais. A gestão de pacientes com osteoartrite e deficiência para andar deve se focar no tratamento eficaz dos fatores de risco cardiovascular e comorbidades, assim como no aumento da atividade física."

Este estudo sugere que a osteoartrite é um fator de risco para morte, especialmente na mortalidade cardiovascular, mas o mecanismo não ficou claro.

Para o resumo completo,  clique aqui.

BMJ 342:d1165, 8 de março de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
All cause and disease specific mortality in patients with knee or hip osteoarthritis: population based cohort study. Eveline Nüesch, Paul Dieppe, Stephan Reichenbach, Susan Williams, Samuel Iff, Peter Jüni,. Corespondências para P Jüni: juni@ispm.unibe.ch

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: osteoartrite, mortalidade, cardiovascular, diabetes, demência, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 22 de março de 2011