Durante a pré-conferência de jovens médicos no wONCA 2025, foi plantada uma árvore como simbolismo para a urgência e atenção à saúde planetária. A ação, idealizada pela MFC brasileira Mayara Floss, foi realizada na tarde do dia 16 de setembro, com a participação de profissionais de diversos países.
Desde o ano passado, Mayara segue uma resolução pessoal – lembrar as pessoas de plantar árvores. “É um movimento de relembrar que somos natureza, não estamos a parte. Somos parte. Ailton Krenak diz que o futuro é ancestral e que precisamos adiar o fim do mundo, e plantar árvores nesses espaços além de deixar uma marca de futuro. Se melhorarmos como humanidade, essas árvores prosperarão”.
Todos os presentes puderam ajudar no plantio e também tocar na base da árvore recém-plantada como um símbolo de compromisso para aderir a preservação do meio ambiente e um chamado para a saúde planetária. “Várias pessoas do mundo inteiro ontem ajudaram a cavar o berço para plantar a árvore. É necessário um coletivo para plantar árvores, entra no campo do simbólico e das mensagens que levamos para nossos países”.