Durante a abertura do WONCA World Rural Health Conference, realizada no dia 12 de outubro, em Albuquerque, Novo México, a Presidente da WONCA Anna Stavdal exibiu o vídeo Quem é e o que faz o MFC Rural, produzido pela Rural Seeds, em parceria com a SBMFC. O evento foi realizado entre 11 (pré-conferência) e 15 de outubro.
O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=RgQjlVfY0v8
As representantes brasileiras na Conferência foram Karine Kersting Puls, residente de Medicina de Família e Comunidade e membro do Rural Seeds e Marcela Araújo de Oliveira Santana, estudante do quinto ano de medicina da Universidade Federal de Uberlândia, também integrante do Rural Seeds.
“Participar de uma conferência como essa é uma grande oportunidade de compartilhar experiências, ver o que está sendo feito em outros lugares e pensar o que podemos fazer nos nossos próprios países. Como jovem médica do Brasil, às vezes é difícil chegar nesses locais, principalmente por dificuldades financeiras. A organização da conferência reconheceu isso e ofereceu algumas bolsas para estudantes e jovens médicos – da qual eu fui contemplada. Acredito que os jovens são o futuro e assim quanto mais pudermos atraí-los para esses espaços, mais poderemos ampliar a nossa rede e estimular os jovens a seguir nesse caminho. Espero voltar para a casa com inspiração para que mesmo quando pareça difícil, tenha energia para continuar fortalecendo a saúde rural local e globalmente”, aborda Karine.
Entre as atividades com participação brasileira estão WONCA Rural Council Meeting, dia 11 de outubro e apresentação “Rural experiences around the world: student and young doctor”. A 43 edição do Rural Family Medicine Café foi realizada ao vivo diretamente da conferência com a participação de John Wynn-Jones (Chair Rural Wonca), Anna Stavdal (President Elect Wonca), Michelle McIsaac (Health Workforce Department WHO), além de jovens médicos, estudantes e médicos experientes de vários lugares do mundo. Karine também participou como jurada da “Rural Health Rattlesnake pit”, no qual os participantes compartilhavam suas experiências e inovações para contribuir com a saúde rural.
Marcela, integra o Rural Seeds há dois anos por ter interesse na temática e pela falta de discussões sobre o tema no Brasil. “A conferência foi uma chance de divulgar parte da situação atual da Saúde Rural no Brasil e de trabalhos que participei. Além disso, a conferência transformou minha visão sobre a saúde rural e a medicina como um todo e apesar de mostrar como ainda estamos longe de alguns avanços na saúde rural me ajudou a pensar em muito ideias que poderiam ser aplicadas no Brasil e me proporcionou alguma esperança de que podemos fazer muito melhor do que nosso cenário atual”.
A Rural Seeds um é grupo formado por estudantes, jovens médicos e profissionais interessados em saúde rural que atuam no Brasil e no mundo. Em 2018, outra produção, Por que a Saúde Rural é diferente da Urbana?, foi premiada no Congresso Mundial de Saúde Rural em Nova Delhi, na Índia.