Durante o evento em comemoração do Dia do Médico e Médica de Família e Comunidade, os finalistas do primeiro concurso SBMFC em Defesa do SUS conheceram o resultado final da votação popular. A premiação foi conduzida pelos coordenadores do concurso, Maria Inez Padula Anderson, diretora científica da SBMFC e Ricardo Heinzelmann, diretor de graduação da SBMFC.
O vídeo mais votado e classificado em primeiro lugar, com 2 mil e 800 likes foi o SUS, presente!, produzido por Bianca Niemezewski Silveira, Bianca Cadore Morás, Carolline Paggi Montemezzo, e Marco Aurélio Ferreira. Como prêmio, cada membro da equipe irá receber uma assinatura anual do PROMEF e uma inscrição para o CBMFC/CIMF 2021.
O segundo lugar, com 416 votos, foi conquistado pelo vídeo produzido por Renato Constatino dos Santos Souza e Rodrigo Yoshimi Taniguchi, Defendam o SUS! O SUS defende todos nós!. Como prêmio, cada um recebeu uma inscrição para o CBMFC/CIMF 2021.
Em terceiro lugar, o vídeo Você usa o SUS quando…, produzido por Luisa Portugal, Rodrigo Luciano Bandeira de Lima, Renato Walch e Paula Zeni Miessa Lawall, recebeu com 265 likes. Os produtores recebem como prêmio exemplares do volume 1 e 2 livro Causos Clínicos e um kit com uma camisa e uma mochila da SBMFC.
Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da SBMFC para apreciação e divulgação:
Defendam o SUS! O SUS defende todos nós;
Todos reforçam a importância e defendem o SUS, que está em grave ameaça, no ano que completa 30 anos da sua regulamentação.
Os likes válidos para a votação foram computados até 23h59 do dia 4 de novembro.
A primeira fase de seleção foi realizada por uma banca avaliadora, composta por Ana Petta, atriz e uma das criadoras da série Unidade Básica; Claudia Collucci, jornalista da Folha de São Paulo; Renato Tasca, médico sanitarista e Vitor Ribeiro, documentarista. A banca avaliou e classificou os 13 vídeos recebidos, sendo os três mais pontuados, divulgados para a votação popular. Saiba mais: https://www.sbmfc.org.br/noticias/banca-avaliadora-premio-sus/. A banca também manifestou seu entusiasmo pela iniciativa e considerou a relevância da produção dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=cqtILoPG_hM.