A Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) e o Coletivo ISTeja Prevenido realizam, no dia 1º de novembro, o II Simpósio Paranaense de Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde, com o tema “Sexualidade na APS”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://go.sbmfc.org.br/IIsimposioAPS. O evento será na UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo.
O encontro propõe a ampliação do debate sobre a abordagem da sexualidade no atendimento em saúde. O tema ainda é pouco explorado na prática clínica e, muitas vezes, é considerado um tabu por parte de pacientes e profissionais. A ausência dessa conversa pode dificultar a prevenção, identificação e tratamento de diversos problemas relacionados à saúde sexual e reprodutiva.
“A discussão aberta sobre sexualidade durante o atendimento médico contribui para o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identificação de disfunções sexuais, acompanhamento de questões de gênero e orientação sexual, além de promover o planejamento reprodutivo e o bem-estar integral dos pacientes. Na Atenção Primária à Saúde, esse diálogo é parte essencial da escuta qualificada e do cuidado centrado na pessoa”, explica Mateus Batista Silva, médico de família e comunidade, presidente da Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade, entidade que atua em âmbito estadual, na promoção e defesa da especialidade.
O simpósio reunirá profissionais de saúde, estudantes, pesquisadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde suplementar. A programação inclui palestras e mesas de debate sobre práticas clínicas, educação médica e políticas públicas voltadas à saúde sexual e, em breve, estará disponível no site oficial.
Após o encerramento das atividades científicas, ocorrerá o V Talk Show Sem Vergonha, atividade aberta à comunidade, voltada à troca de informações sobre sexualidade em formato de conversa pública.
Sobre a Medicina de Família e Comunidade
A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O médico/a de família e comunidade (MFC) é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias.
Serviço:
Evento: II Simpósio Paranaense de Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde
Data:1 de novembro
Horário: a partir das 8h
Local: UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo
Inscrições: https://go.sbmfc.org.br/IIsimposioAPS.
Organização: Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade e o Coletivo ISTeja Prevenido
Apoio: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Conselho Regional de Serviço Social (PR).








