SBMFC participa de reuniões com o novo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

11 de março de 2025

Representada pelo presidente Fabiano Guimarães, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) participou de duas reuniões no Ministério da Saúde, que contaram com a presença do novo ministro, Alexandre Padilha. Os encontros foram realizados hoje, 11 de março, e contaram com a presença de outras entidades médicas na sede do órgão, em Brasília.

Na primeira delas, o Ministro recebeu a Frente Pela Vida. “A SBMFC se orgulha de fazer parte deste grupo e seguirá defendendo a democracia como uma condição fundamental para que os sistemas de saúde funcionem, especialmente em contextos de maior estresse, como no caso da pandemia”, explica Fabiano.

Neste primeiro momento, participaram os representantes da Frente Pela Vida: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES); Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN); Rede Unida; Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam); Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Em seguida, Padilha recebeu a Associação Médica Brasileira, além da SBMFC e das Sociedades Brasileiras de Infectologia, Medicina Tropical, Pediatria e Ginecologia. “Foi um importante momento para reforçar o papel da nossa especialidade para o sistema de saúde. Um assunto comum nas duas reuniões foi a experiência da pandemia da Covid-19, que completa cinco anos nesta terça-feira dia 11, data em que a emergência sanitária foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É preciso memória para nunca mais termos espaço para o negacionismo e a anti-ciência”, reforça.