2 de outubro de 2025

SBMFC participa de Oficina Nacional sobre Ensino e Avaliação por Competências nas Residências em Saúde


A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) participou, nos dias 19 e 20 de setembro, da Oficina de Ensino e Avaliação por Competências nas Residências em Saúde, realizada em São Paulo. A entidade foi representada por Fernanda Lazzari Freitas , da Diretoria de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, e por Leonardo Brito e Rafaela Aprato Menezes, membros do grupo gestor das EPAS. 

A atividade é organizada pela Coordenação-Geral de Residências em Saúde (CGRES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

O encontro teve como foco o debate e a construção coletiva de estratégias voltadas à qualificação dos Programas de Residência Médica (PRMs) no Brasil, com ênfase na avaliação por competências.

No primeiro dia, a oficina foi conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês, utilizando a metodologia Team Based Learning (TBL). A atividade abordou a formação e avaliação dos residentes com base em competências, promovendo o alinhamento entre ensino, prática e avaliação.

Já no segundo dia, representantes da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) compartilharam suas experiências com instrumentos de credenciamento, avaliação dos PRMs e a aplicação do Teste de Progresso.

Encerrando a programação, os participantes foram organizados em grupos por especialidade para discutir critérios e elementos essenciais a serem considerados nos instrumentos de avaliação e qualificação dos Programas de Residência Médica.

A presença da SBMFC reforça o compromisso da entidade com a qualidade da formação do médico especialista e com o fortalecimento das residências em Medicina de Família e Comunidade no país.

A próxima etapa será em Belém, capital paraense, entre os dias 29 e 30 de outubro.