A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) marcou presença no 2º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), representada por seus presidente, Fabiano Guimarães, vice-presidente, Zeliete Zambon, e diretora de comunicação, Brenda Costa. O evento aconteceu em São Paulo (SP) no último final de semana e reuniu cerca de 400 palestrantes em 256 temas em todas as 55 especialidades da medicina.
A MFC foi tema de uma das mesas no último do congresso e o presidente da Sociedade abriu palestra destacando o papel estratégico da especialidade. “O médico de cuidados primários possui uma área de excelência que ninguém lhe disputa: uma visão global, panorâmica do paciente”, disse Fabiano.
A diretora de comunicação Brenda deu continuidade à palestra dando ênfase aos cuidados médicos domiciliares. “O domicílio é um lugar potente para o cuidado integral das pessoas, que estão próximas de suas famílias e inseridas em seu contexto de intimidade, com recursos de sua própria comunidade e cultura”, destacou.
Enfrentamento da covid
O 2º Congresso de Medicina Geral da AMB também foi palco para o lançamento do livro Brasil CEM COVID, que registra um projeto no qual a SBMFC, sob a liderança da então presidente Zeliete, foi protagonista, ao lado de outras sociedades médicas.
Em 2021, em meio à uma das maiores crises sanitárias do mundo – a pandemia de Covid-19 –, a AMB e as Sociedades criaram o Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 (CEM COVID). Estes especialistas reuniram-se semanalmente até o final de 2022, com o propósito de servir como uma fonte confiável de informações baseadas em evidências científicas sobre a Covid-19, fornecendo orientações precisas tanto para os médicos quanto para a população em geral.