A SBMFC, representada pelo presidente Fabiano Guimarães, junto aos diretores Daniel Gonzaga e Raquel Ferreira, participou de reunião com o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. O encontro, que aconteceu em Brasília, em 4 de fevereiro, teve como pauta central a valorização da Medicina de Família e Comunidade.
Entre as temáticas debatidas, está a criação de um grupo de trabalho para levantamento das necessidades dos programas de provimento, bem como a definição de estratégias para ampliar e fortalecer a participação de médicos e médicas de família e comunidade.
Fabiano Guimarães explica que a proposta deste encontro é construir soluções de forma conjunta, alinhadas ao compromisso da SBMFC com o fortalecimento dos programas de provimento e da residência médica. “Para a entidade, apoiar os profissionais que atuam nesses programas é essencial para qualificar a atenção à saúde, além de fortalecer cada vez mais a formação pela residência, sempre com foco em ampliar o cuidado oferecido à população que depende do Sistema Único de Saúde”.
Outro ponto abordado foi o lançamento, em 3 de fevereiro, do edital do curso de preceptoria da SGTES, em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais, iniciativa que contribui para a valorização da residência médica em Medicina de Família e Comunidade. “O curso é destinado a residentes do primeiro ano de MFC, bem como àqueles que ingressarão a partir de março deste ano, com o objetivo de prepará-los para a atuação em preceptoria ainda durante a formação, sendo um passo importante para quem está na formação. Ainda, os participantes selecionados receberão bolsa no valor de R$ 4 mil”, detalha Felipe Proenço.
O edital completo pode ser acessado por meio do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamamentos-publicos/2026/chamamento-publico-no-10-2026-sgtes. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a qualificação da formação, o fortalecimento da especialidade e o aprimoramento contínuo da Atenção Primária à Saúde no Brasil.








