SBMFC denuncia ataques frequentes a eventos virtuais

3 de setembro de 2024

Posicionamento da SBMFC sobre ataques cibernéticos à eventos online sobre pautas de sensíveis

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade teve conhecimento dos recentes e frequentes ataques cibernéticos vivenciados por grupos vinculados à Sociedade, como também de organizações civis, em encontros online em plataformas digitais, e vem por desta nota repudiar tais agressões, que claramente tentam inibir as ações de grupos que trabalham em prol de pautas sociais e ambientais. 

Os casos de ataque que tomamos ciência são provenientes das iniciativas dos grupos Waynakay, movimento de jovens médicas e médicos de família e comunidade, no dia 29 de agosto de 2024, durante a realização do 1º Webinar da Waynakay sobre o Enfrentamento da Violência contra Mulheres. Outro episódio ocorreu no encontro do Comitê Técnico em Saúde da População Negra de Florianópolis, também alvo de ataques na reunião de Pré-Conferência em Saúde da População Negra, realizada no dia 27 de agosto de 2024. Não obstante, a discussão sobre os impactos climáticos na Saúde Planetária e o papel dos médicos e médicas de família e comunidade, encontro promovido pela WONCA Iberoamericana (CIMF), também foi alvo de ataques no dia 29 de julho do mesmo ano.  

Observamos que tais crimes têm acontecido mundialmente, e se tratam de ataques orquestrados com a invasão da sala virtual por perfis falsos, que interrompem a reunião proferindo insultos racistas, nazistas, de gênero e imagens de caráter pornográfico e violência física. Um ato de violência ao grupo, aos participantes do encontro e principalmente, ao tema e as iniciativas que as organizações desenvolvem.  

A SBMFC veemente repudia tais atos  de perturbação e manifesta apoio aos grupos atacados, colocando-se a par das denúncias já realizadas e suas penalizações, e iniciando discussões para reforçar a segurança digital e garantir proteção também aos ambientes virtuais para que se mantenham como espaços seguros e democráticos para a realização de movimentos e diálogos que promovam saúde, justiça e equidade para a sociedade. 

Diretoria da SBMFC, 03/09/24.