SBMFC debate o uso racional de medicamentos no Conselho Nacional de Saúde

18 de agosto de 2023

Avançar na expansão e qualificação da Estratégia Saúde da Família com a presença de médicas e médicos de família e comunidade. Esse foi um dos pontos defendidos pelo diretor da SBMFC Ricardo Heinzelmann na 345ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), quando estava em pauta o debate acerca do uso racional de medicamentos.
 
Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (16) em Brasília (DF), também foi destacado a importância de maior investimento em processos de educação permanente e o aprimoramento da formação médica contemplando os temas relacionados ao uso racional de medicamentos, bem como os processos de Desprescrição, Método Clínico Centrado na Pessoa, prevenção quaternária e habilidades de comunicação clínica.
 
Ainda foi apontada a necessidade de maior controle sobre a propaganda e atuação da indústria farmacêutica junto ao público em geral e em especial para as(os) profissionais médicas(os).
 
Heinzelmann aproveitou a ocasião para convidar as(os) integrantes do CNS para o 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, com o tema “Estratégia Saúde da Família, agora mais do que nunca”, e lembrou que este é o único congresso de especialidade médica que não aceita financiamento da indústria farmacêutica.