A SBMFC participou da reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) do Ministério da Saúde, realizada entre 31 de outubro e 1 de novembro, com representação de Leonardo Savassi, diretor do Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu, a partir de assento permanente da entidade com foco no apoio das decisões a serem tomadas na área.
Durante a atividade, foram realizadas discussões acerca da farmacovigilância de vacinas, com destaque para dengue, estratégias vacinais para febre amarela, rotavírus e poliomielite, recomendações vigentes para Covid-19, além do cenário epidemiológico da coqueluche e as perspectivas das vacinas pneumocócicas conjugadas no Programa Nacional de Imunizações.
Na ocasião, Leonardo enfatizou também a importância de se considerar a força de trabalho antes de se definir pelos esquemas vacinais: “há uma grande sobrecarga das equipes de Atenção Primária, notadamente enfermeiros, que têm na sala de vacina um impacto muito grande em seu processo de trabalho. Assim, qualquer acréscimo em doses de imunizantes deve levar isso em consideração”.
A SBMFC participa ativamente das atividades com foco no aumento da taxa de imunização e adesão da população às vacinas.