O Grupo Gestor do projeto Entrustable Professional Activities (EPAS) das Residências de Medicina de Família e Comunidade (MFC) e o Painel de Especialistas selecionado pela SBMFC, via edital, reuniram-se, no formato online, no último sábado (22) pela manhã.
O encontro deu continuidade ao processo de definição das EPAS iniciado em oficina presencial realizada na sede da SBMFC, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de março de 2024. O Painel de Especialistas, com o apoio do professor Gustavo Salata, construiu as EPAs propostas para as Residências de MFC durante um dia de oficina.
Posteriormente, estas propostas passaram por um processo de refinamento pelo Grupo Gestor do projeto. O trabalho culminou em 15 EPAs finais e suas tarefas, que foram apresentadas ao Painel de Especialistas e convidados na manhã do dia 22.
Estiveram presentes também as professoras Denise Herdy, representando a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), e Cristina Sette, representando o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), além de Alisson Lisboa e Rodrigo Alves representando a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).
As 15 EPAs apresentadas após o refinamento passam agora por nova avaliação pelo Painel de Especialistas, com instrumento delineado para tal, e depois irão para sugestões em um Delphi nacional.
EPAS
As EPAS são as práticas que podem ser confiadas a um residente assim que tenha demonstrado competência para executá-la sem supervisão. Enquanto as competências se referem a qualidades pessoais do indivíduo em formação, as EPAS referem-se às tarefas a serem realizadas dentro de determinada especialidade. Dessa forma facilitam a observação e mensuração da evolução do residente na sua prática.