A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS), da Abrasco, promoverá o 2º seminário online intitulado “Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada no SUS: reflexões para uma integração assistencial oportuna, efetiva e centrada no usuário”. O evento será realizado na próxima sexta-feira (31/10), das 9h às 12h, com transmissão pelo canal da TV Abrasco no Youtube.
A mesa de abertura, marcada para às 9h, contará com representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Abrasco, além da participação dos coordenadores da Rede APS, Luiz Augusto Facchini e Ligia Giovanella.
Às 9h40, sob coordenação do pesquisador Sandro Batista (Universidade Federal de Goiás e Rede APS/Abrasco), ocorrerão as seguintes apresentações:
- Implementação da Política Nacional de Atenção Especializada — Gustavo Felinto (Coordenador de Planejamento e Programação do Componente Ambulatorial do DEEQAE/SAES/MS;
- Apresentação da Nota Técnica da Rede APS “Reflexões para uma integração assistencial oportuna, efetiva e centrada no usuário: Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada no SUS” — Magda Moura de Almeida (Universidade Federal do Ceará e Rede APS/Abrasco);
- Integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada — Natali Pimentel Minóia (Coordenadora COARA/CGESCO/DESCO/SAPS/MS)
Às 10h50, também sob coordenação de Sandro Batista, será realizado o painel de comentários com os pesquisadores Luciana Vieira (CNS); Fabiano Guimarães (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade — SBMFC); Laís Pimenta (Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade — ABEn-ABEFACO) e Marcos Alex (Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva — Abrasbuco).
O seminário tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios e possibilidades para uma integração assistencial mais efetiva, oportuna e centrada no usuário no âmbito do SUS.
Texto reprodução: ENSP/Fiocruz








