Rede Alyne é lançada com participação da SBMFC

13 de setembro de 2024

O Ministério da Saúde lançou na tarde do dia 12 de setembro, a Rede Alyne de cuidado integral a gestantes e bebês, na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro. O programa é uma atualização da Rede Cegonha. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do evento, que também contou com a presença da  SBMFC, representada por Isadora Vianna Fernandes, diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo. 

Uma atualização da Rede Cegonha, a Rede Alyne tem o objetivo de promover um modelo de cuidado humanizado e integral para a saúde da gestante, parturiente, puérpera e da criança, a partir das desigualdades étnico-raciais e regionais. 

“Foi uma grande honra participar do encontro de debate a apresentação do novo modelo assistencial materno e fetal, a Rede Alyne. A nova rede que em seu nome faz homenagem Alyne Pimentel Teixeira, mãe, mulher negra e periférica, vítima de negligência no atendimento à saúde. E agora símbolo do compromisso da Rede no enfrentamento as iniquidades étnico-raciais e sociais na mortalidade materno e infantil. Nesse encontro enquanto Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, representamos a Atenção Primária a Saúde, que com seus atributos tem papel fundamental para promover o cuidado integral à todos os ciclos de vida, incluindo a gestante, a puérpera e a criança, e assim, atuando integrados com os objetivos e compromisso da Rede Alyne”, Isadora Vianna Fernandes, diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC

O nome do programa é um reconhecimento a uma mulher negra, moradora da cidade de Belford Roxo que sofreu negligência médica e violência obstétrica.