*Prova de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade está com inscrições abertas*
A Diretoria de Titulação e Certificação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade anuncia a abertura das inscrições da 36ª edição da Prova de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. O período de inscrições para candidatos/as elegíveis, que cumprem todos os requisitos exigidos via edital é entre 10 de março e 14 de abril de 2025.
Todas as informações, assim como o processo de inscrição, estão disponíveis na página Concurso Atual.
“A 36ª edição do Exame de Suficiência para Obtenção do Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC 36) trouxe alterações significativas em relação ao edital anterior. As mudanças visam alinhar a prova às novas diretrizes de qualificação profissional e fortalecer o reconhecimento da especialidade”, explica Lívia Hinz Caliço, Diretora de Titulação e Certificação da SBMFC.
Confira algumas das principais mudanças aplicadas nesta edição:
1. Inclusão excepcional de nova categoria elegível
Além da Residência Médica credenciada pela CNRM e dos 48 meses de atuação na APS, o TEMFC 36 aceitará profissionais que concluíram dois anos de atuação no Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e foram aprovados em todas as etapas do curso de especialização. A inclusão dessa categoria foi feita mediante orientação da AMB, após consultoria jurídica desse órgão sobre a lei que rege o Programa Médicos pelo Brasil.
2. Aumento da nota de corte de 60 para 70 pontos
A pontuação mínima para aprovação no exame foi elevada de 60 para 70 pontos. A mudança visa aprimorar a qualidade dos especialistas titulados, garantindo um nível maior de exigência e alinhando o exame às práticas de certificação de outras especialidades médicas.
3. Alterações na análise curricular
O tempo de experiência na APS passa a ser contabilizado a partir do 9º semestre da atuação 40h na APS para pontuação curricular.
Locais aceitos para comprovação de experiência na APS foram restringidos: agora são aceitas apenas atividades realizadas em UBS, Clínicas da Família e Postos de Saúde, excluindo Unidades Mistas, Policlínicas, Prontos-Socorros e UPAs. A mudança busca garantir que o tempo de serviço reflita a prática específica da Atenção Primária.
4. Mudança no referencial teórico para questões clínicas
A partir do TEMFC 36, as questões de cunho clínico passaram a ser embasadas nas melhores evidências apresentadas na plataforma BMJ Best Practice. Essa mudança garante que a prova esteja alinhada às diretrizes baseadas em evidências científicas atualizadas, reforçando a exigência por conhecimento qualificado e a prática clínica fundamentada em recomendações reconhecidas internacionalmente.
As novas regras reforçam a qualificação dos candidatos e a valorização do Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, mantendo a prova alinhada às exigências da especialidade e às necessidades do sistema de saúde.
Informações importantes:
- As provas teórica e teórico-prática serão realizadas em formato on-line em 06 de julho de 2025, entre 9h e 14 h;
- Leia atentamente o edital antes da inscrições para conferir se está apto/a a realizar a prova;
- Ao se inscrever, atente-se aos documentos enviados e se cumprem o que é exigido aos candidatos;
- Marque na agenda prazos e datas importantes para não perder nada como publicação da lista preliminar, início de recursos e realização do pré-teste obrigatório, além da data da prova;
- Ao se inscrever, ative as notificações do e-mail cadastrado e sempre confira seu spam para evitar atrasos e falhas na comunicação;
- O canal oficial para dúvidas e contato sobre a prova é o e-mail: titulacao@sbmfc.org.br;
- O encerramento das inscrições é 23h59 do dia 14 de abril, com a total conclusão do processo até esse horário;
- Antes de finalizar o cadastro, confira se todos os seus dados pessoais estão corretos, como e-mail e telefone.