A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) esteve presente no congresso da Associação Internacional para a Educação em Profissões de Saúde (AMEE 2024), realizado de 24 a 28 de agosto em Basel, na Suíça. O diretor do Departamento de Graduação Stricto Sensu, Ugo Caramori, representou a entidade e apresentou o projeto que vem desenvolvendo as Entrustable Professional Activities (EPAS) das Residências de MFC no Brasil.
“Participamos eu e Leonardo Brito – outro membro do grupo gestor de elaboração de EPAs – da oficina de treinamento com o criador das EPAs, o professor Olle Ten Cate. Pudemos dividir o trabalho da SBMFC no Brasil sobre este tema com especialistas mundiais e obter novos insights no processo metodológico”, relatou Ugo.
As EPAS são as práticas que podem ser confiadas a um residente assim que tenha demonstrado competência para executá-la sem supervisão. Saiba mais sobre o projeto da SBMFC aqui.
Outros destaques
Durante o simpósio Every Voice Matters: Embracing Language Diversity and Inclusivity in Health Professions Education Research, Ugo foi destaque ao apresentar as barreiras linguísticas que
a pesquisa em educação brasileira vence no cenário global e defender a importância da criação de estratégias para melhor incorporar os dados brasileiros em sua autenticidade.
A palestra foi recebida com bastante emoção ao reverenciar a ginasta e campeã olímpica, Rebeca Andrade, e sua atitude de sempre expressar-se na língua portuguesa em entrevistas e pronunciamentos.
O simpósio foi divido comigo, representando o Brasil e outros palestrantes da Alemanha, Qatar, Canadá e EUA.
De acordo com o diretor da SBMFC, o AMEE 2024 marcou uma nova tendência nos debates da Associação Internacional de Educação Médica ao ressaltar cada vez mais discussões multiculturais e mirar os holofotes das práticas educacionais globais nas experiências de países como o Brasil. “A educação pautada em sistemas universais de saúde foi vista em muitos dos cenários do evento, mostrando a força da atenção primária em saúde como cenário de ensino em excelência”, explicou.