O Novo Coronavírus 2019 é a mais nova preocupação em termos de saúde a nível global. Será que há possibilidade do vírus chegar ao Brasil? E afinal, o que é a doença e por que tanta repercussão por organizações mundiais?
Os Coronavírus, como o nome já diz, são vírus que podem afetar a saúde humana, principalmente a partir da infecção do sistema respiratório. Atualmente são conhecidos 7 tipos de coronavirus que atingem humanos.
Se você se pergunta a origem do nome, nada mais é porque as partículas virais quando visualizadas na microscopia eletrônica, aparentam ter o formato de coroas, objeto que em italiano e espanhol é traduzido como corona (1).
Entre os sintomas da infecção por coronavirus estão febre alta, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, há evolução para pneumonia e SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) ou até mesmo insuficiência renal (1).
Em 23 de janeiro de 2020 foi realizada a reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as considerações foram apontadas que, dos casos confirmados de um novo tipo de coronavirus surgido em 2019, 25% são graves. A fonte do vírus ainda é desconhecida e a extensa transmissão de humano para humano ainda não está clara. (3)
Os coronavírus humanos (HCoVs) são há muito considerados patógenos inconseqüentes, causando o “resfriado comum” em pessoas saudáveis. Em dezembro de 2019, outro HCOV patogênico, o novo coronavírus 2019 (2019-nCoV), foi reconhecido em Wuhan, China, e causou doenças graves e morte.
A Agência Estatal da China, CGTN, divulgou boletim com dados atualizados dia 25 de janeiro. No total, há 1370 casos confirmados e 41 mortes (7).
Os Estados Unidos confirmaram dia 24 de janeiro, o segundo caso relacionado a viagens. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Chicago informou que a paciente aos Estados Unidos de Wuhan em 13 de janeiro de 2020 e procurou orientação médica após sintomas (9).
O que é Coronavírus e por que é considerado novo?
Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde foi informada sobre casos de pneumonia, até então de causa desconhecida, na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Após o alerta, foi identificado um patógeno pertencente a uma família de vírus que causam resfriado comum, SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratório do Oriente Médio). Este novo vírus foi nomeado “2019-nCoV” ou Novo Coronavírus 2019 (2).
O escopo e o efeito final desse surto não são claros no momento, pois a situação está evoluindo rapidamente. (4)
Até recentemente, os HCoVs recebiam relativamente pouca atenção devido a geralmente causarem doenças leves em humanos. Isso mudou em 2002, quando foram descritos casos de pneumonia atípica grave na província de Guangdong, China, causando preocupação mundial à medida que a doença se espalhava por meio de viagens internacionais para mais de duas dezenas de países. A nova doença ficou conhecida como síndrome respiratória aguda grave (SARS) e um beta-HCoV, denominado SARS-CoV, foi identificado como agente causador (4). Os sintomas mais comuns da SARS incluem febre, tosse, dispnéia e diarréia ocasionalmente aquosa (4).
No Brasil, houve suspeita de uma paciente infectada pelo vírus em Belo Horizonte. Após isolamento e exames, o Ministério da Saúde descartou o diagnóstico, o que eliminou casos confirmados no país. O caso noticiado pela SES/MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em vista que o paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus. De acordo com a definição atual da OMS, só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan (8).
Em 23 de janeiro, foi instalado o Centro de Operações de Emergência (COE) – novo coronavírus. O comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil (5).
Na Atenção Primária, pessoas apresentando sintomas e história que configurem casos suspeitos, devem utilizar máscara cirúrgica desde o momento em que forem identificados na triagem até sua chegada ao local de isolamento, que deve ocorrer o mais rápido possível. Qualquer pessoa que entrar em contato com o caso suspeito deve utilizar EPI (máscara cirúrgica; protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental). Alguns casos confirmados ou suspeitos para o novo coronavírus podem não necessitar de hospitalização, podendo ser acompanhados em domicílio. Porém, é necessário avaliar cada caso, levando-se em consideração se o ambiente residencial é adequado e se o paciente é capaz de seguir as medidas de precaução recomendadas pela equipe de saúde. (6)
Sopa de morcego ou consumo de carne de cobra… cuidado com o que você compartilha nas suas redes de contato sobre como surgiu e se transmite o Novo Coronavirus 2019. Conforme a Organização Mundial de Saúde ainda não há informação precisa sobre a origem e transmissão. Por isso, antes de compartilhar qualquer informação, cheque a fonte, o veículo e leia todas as informações para conferir se há coerência.
Referências:
1 – Coronavírus: principais informações. Informativo Albert Einstein. Janeiro de 2020.
2 – Novo coronavírus (2019-nCoV).
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
3 – Statement on the meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). WHO, 23/01/2020. Disponivel em <https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-internati onal-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coron avirus-(2019-ncov)>.
4 – Catharine I. Paules, MD1 ; Hilary D. Marston, MD, MPH2 ; Anthony S. Fauci, MD2 . Coronavirus Infections—More Than Just the Common Cold. JAMA. Published online January 23, 2020. doi:10.1001/jama.2020.0757. https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2759815?guestAccessKey=cdefc86b-c250- 4165-8d61-22493d55a381&utm_source=fbpage&utm_medium=social_jama&utm_term=305 7959848&utm_campaign=news_alert&linkId=81116316&fbclid=IwAR3__rska2TdtySYZQLT YvuXKj6lq6af1I1ts8lK9BFInB0UTR32UUVDIEc
5 – Brasil prepara rede de saúde para novo coronavírus. 23/01/2020.Disponível em http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46219-brasil-prepara-rede-de-saude-para-novo-c oronavirus
6 – Novo coronavírus (2019-nCoV). Boletim Epidemiológico. Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde. Janeiro de 2020. http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/janeiro/23/Boletim_epidemiologico_SV S_04.pdf
7 – . Latest on the coronavirus outbreak: 1297 cases confirmed, 41 dead. Disponível em <https://www.cgtn.com/special/Battling-the-novel-coronavirus-What-we-know-so-far-.html>.
8 – Coronavírus: Brasil não tem casos registrados da doença. Ministério da Saúde. 22/01/2020. Disponível em < http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46215-coronavirus-brasil-nao-tem-casos-registra dos-da-doenca>
9 – Second Travel-related Case of 2019 Novel Coronavirus Detected in United States. 24/01/2020. Disponível em <https://www.cdc.gov/media/releases/2020/p0124-second-travel-coronavirus.html>.