As novas diretoras e os novos diretores que irão gerir a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) nos próximos dois anos tomaram posse no último sábado (20) durante cerimônia realizada no 6º Congresso da Associação de MFCs do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC RJ) em Petrópolis (RJ). Em discurso, o novo presidente da Sociedade Fabiano Guimarães destacou que o intuito desta diretoria é fazer uma gestão centrada nos associados.
“Queremos ser uma chapa de todos os médicos de família: dos MFcs que estão no SUS – e nós vamos brigar juntos pelo fortalecimento do nosso sistema em cada espaço -; dos médicos que estão na saúde suplementar; dos médicos que já se titularam; dos que já fizeram residência; daqueles que querem fazer residência ou se titular, que trabalham como generalistas ao redor do país e vão encontrar na Sociedade um lugar para ter esse impulso”, disse Fabiano.
Na ocasião, 19 membros da nova diretoria estavam presentes e foram chamados ao palco. Outros três diretores tiveram ausências justificadas. Fabiano destacou que a formação da chapa buscou ser a mais inclusiva possível, trazendo pessoas das mais variadas origens, e agradeceu a todos eles – por acreditarem no projeto – e também aos seus familiares – por apoiarem esta luta que irá tirar tempo do convívio em família.
Os trabalhos da nova gestão começaram ainda no final de semana. A primeira medida foi anunciada já na cerimônia: a criação do Departamento de Comunicação dentro da Diretoria de Comunicação, a fim de reforçá-la e dar prioridade ao tema.
A primeira reunião de planejamento foi realizada em Petrópolis na sexta (19) e sábado (20) e uma visita técnica foi feita, na segunda (22), ao imovél recém-comprado no Rio de Janeiro (RJ) para abrigar a nova sede da SBMFC.