Manaus recebe o 18° Congresso de Medicina de Família e Comunidade

5 de novembro de 2024

Com temática focada em saúde planetária e sustentabilidade, o evento será realizado em junho de 2025, com a expectativa de receber mais de quatro mil participantes de todo o Brasil e América Latina

O que a saúde do planeta tem a ver com a saúde das pessoas? A urgência climática é  pauta cada vez mais presente pelos sintomas provocados pelas queimadas, enchentes e inundações, mudanças repentinas de clima, entre outros fenômenos, que afetam diretamente a qualidade de vida da população, causando danos irreversíveis ao ambiente.

Com a temática “Na Toada da Equidade: Integrando Ciência, Ancestralidade e Sustentabilidade no Cuidado à Saúde”, o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em sua 18ª edição, abordará questões sobre saúde planetária com foco em evidências científicas nacionais e internacionais na grade do evento. Pela primeira vez em Manaus, o evento será entre os dias 5 e 8 de junho de 2025, com atividades de pré-congresso no dia 4 de junho, com organização da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação de Medicina de Família e Comunidade do Amazonas. As inscrições estão disponíveis no site: www.sbmfc.org.br/18cbmfc .

“No dia a dia, seja nas unidades básicas de saúde, serviços de emergências e consultas de rotina, estamos lidando com impactos severos na saúde de pessoas de todas as idades que estão sofrendo sintomas físicos, mas também psicológicos, em casos de grandes desastres como a tragédia do Rio Grande de Sul e as queimadas em todas as regiões. Por isso, que a saúde planetária é a pauta central do nosso congresso e em uma região  considerada o pulmão do mundo, onde também daremos o alerta sobre como preservar o planeta é também preservar a nossa saúde”, comenta Fabiano Guimarães, médico de família e comunidade, presidente da SBMFC.

O evento tem a expectativa de reunir mais de quatro mil profissionais da Atenção Primária à Saúde de todos os estados, além da América Latina, para debater temáticas relacionadas à prática da especialidade no dia a dia, além de assuntos para atualização clínica e científica como os efeitos das mudanças climáticas na saúde das pessoas.

“Receber a 18ª edição do congresso nacional da nossa especialidade em um momento tão desafiador nos indica a real necessidade de discussão sobre como devemos preservar o planeta para que a nossa saúde e a dos nossos pacientes também seja preservada. Como a Medicina de Família e Comunidade está na linha de frente do atendimento no SUS e também no sistema suplementar, estar atualizado é fundamental para promover o melhor cuidado centrado ao paciente. Ainda,  focar nas iniquidades e vulnerabilidades sociais que afetam a qualidade de vida daquela pessoa, entendendo as especificidades do local onde mora, proporciona entendimento sobre determinados problemas de saúde, aliando tratamento e prevenção, de forma individualizada”, explica Anike Ramos Rodrigues, médica de família e comunidade, Presidente do 18º CBMFC e da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Amazonas.

A programação, que em breve estará disponível no site oficial, contará com grade científica e atividades culturais preparadas a partir de sugestões dos congressistas que indicam qual temática e palestrante querem usufruir durante o evento, além das propostas pela comissão científica que considera oficinas práticas e aulas teóricas.

Serviço:

18° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Data: entre 4 (pré-congresso) e 8 de junho de 2025
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques – Manaus/AM
Organização: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e Associação de Medicina de Família e Comunidade do Amazonas
Site oficial e inscrições: www.sbmfc.org.br/18cbmfc