12 de dezembro de 2025

Editora SBMFC lança as três primeiras obras


A Editora SBMFC lança as três primeiras publicações que já estão disponíveis gratuitamente na área restrita do site para pessoas associadas adimplentes. De acordo com Marcello Dalla, diretor de Publicações da entidade, os novos títulos refletem a diversidade e relevância dos temas que permeiam a prática da Medicina de Família e Comunidade e a Editora SBMFC afirma seu compromisso com a qualificação científica de quem está no cotidiano de cuidados da população. 

“A SBMFC dá um passo histórico como Sociedade Científica com o lançamento dos primeiros e-books pela Editora SBMFC:
Essas publicações representam um marco para médicas e médicos de família e comunidade, ampliando as possibilidades de divulgação e disseminação de conteúdos científicos de alta qualidade. Agradecemos o envolvimento principalmente de organizadores e autores dessas três obras”, complementa Marcello.

Os títulos recém-lançados são: 

  • Cuidados invisíveis: Narrativas em saúde prisional, com organização de Ana Paula Melo Dias, Andreia Beatriz Silva dos Santos, Arthur Vizzotto  Zolin e Jorge Esteves Teixeira Junior;
  • Guia de Fitoterápicos para alívio de sintomas relacionados ao sistema ginecológico, com organização de Carolina Lopes de Lima Reigada e Isabele de Aguiar Bezerra; 
  • Para além da prova escrita: OSCE como avaliação no ensino médico, com organização de Thiago Figueiredo de Castro, Bruno Pereira Stelet e Gabrielly de Oliveira Rezende. 

Carolina Reigada indica que a fitoterapia é uma das PICs mais praticadas em todo o Brasil, e muito frequente na APS. O uso de plantas com fim medicinal é muito frequente na nossa população, entretanto, as graduações em saúde não contemplam a fitoterapia, dificultando o acesso à esse cuidado. “O guia traz informações claras sobre indicação, posologia e contraindicações, voltado para profissionais da APS, para apoiar na educação continuada dentro das equipes, qualificando o cuidado, diversificando opções terapêuticas e aumentando a segurança das pessoas sob nossos cuidados”. 

Já “Cuidados Invisíveis” reúne narrativas de profissionais de diferentes áreas da saúde que atuam no contexto prisional, mostrando como o cuidado se constrói em meio a limites, silenciamentos e resistências. “A obra destaca a contribuição da Medicina de Família e Comunidade e de equipes multiprofissionais para o SUS, revelando práticas que reconhecem histórias, acolhem sofrimentos e produzem vínculos, mesmo onde a dignidade é frequentemente negada. Ao tornar visível o trabalho cotidiano de quem cuida em territórios esquecidos, o livro reafirma o compromisso do Grupo de Trabalho de Saúde Prisional da SBMFC com a defesa do direito à saúde de pessoas privadas de liberdade, evidenciando que o cuidado, quando ético e centrado na pessoa, é um gesto clínico, multiprofissional e profundamente político”, indica Ana Melo Dias. 

O livro “Para além da prova escrita: OSCE como avaliação no ensino médico”, representa um marco para o ensino em Medicina de Família e Comunidade e para a Educação Médica ao oferecer um guia completo e acessível sobre uma das metodologias avaliativas mais alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais. “A obra sistematiza fundamentos teóricos, trajetória histórica, experiências institucionais e materiais práticos diretamente aplicáveis à Atenção Primária à Saúde, incluindo exemplos de estações, fichas avaliativas e roteiros de casos que podem ser utilizados ou adaptados por escolas médicas interessadas em implementar ou qualificar seus OSCEs”, indica Thiago Castro. 

As obras estão disponíveis* na área restrita da pessoa associada no site da SBMFC no ícone Editora SBMFC. 

*Acesso liberado apenas aos adimplentes.