A Diretoria Científica da SBMFC anuncia a coordenação dos Grupos de Trabalho, eleita durante o 18 CBMFC, em Manaus. Os novos coordenadores e coordenadoras apresentaram os planos de trabalho que serão desenvolvidos ao longo da gestão 2025-2027.
Os Grupos de Trabalho (GT) são órgãos instituídos pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) através da Diretoria Científica que tem caráter consultivo e formativo quanto a determinado tema ou área do conhecimento no contexto da Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Atenção Primária à Saúde (APS). Entre os objetivos estão:
- Contribuir para o desenvolvimento profissional continuado de médicas e médicos de família no Brasil;
- Sistematizar conhecimento através da análise científica crítica sobre um determinado tema no contexto da MFC e da APS;
- Estimular e promover pesquisas no campo da Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde e demais campos de atuação de médicas e médicos de família e comunidade;
Os(as) associados(as) adimplentes da SBMFC são convidados(as) a atuar dos grupos de trabalho. Basta solicitar a inclusão por e-mail, indicando quais grupos deseja participar: secretaria@sbmfc.org.br. É possível participar de mais de um GT desde que mantenha uma participação ativa, promovendo interesse, disposição à pesquisa, ações e discussão do tema junto aos demais integrantes e à coordenação.
“Os grupos de trabalho da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade possibilitam o aprofundamento e a capilaridade de saberes técnicos e políticos da atuação de médicas e médicos de família em todo Brasil, e com isso fortalecem a nossa especialidade”, explica André Sassi, diretor científico da SBMFC.
Entre as novidades, está a criação de três novos grupos: Cannabis; Pesquisa e Saúde da População em Situação de Rua, que já estão ativos e aceitando novos(as) membros(as). Ainda, o GT de Ensinagem passou uma adaptação de nomenclatura, passando a se chamar GT de Educação Médica.
Grupos que não estavam com a coordenação e atuação ativa foram desativados como: Inovação e Tecnologia na APS; Saúde Suplementar; Problemas Respiratórios e Multimorbidade. Caso associados(as) tenham interesse na reativação, assumindo a coordenação, entre em contato pelo e-mail: secretaria@sbmfc.org.br.
Para Isadora Vianna Fernandes, diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC, a participação nos GTs é uma oportunidade de encontro e diálogo entre pessoas que compartilham o mesmo propósito, fortalecendo o tema por meio de trocas, aprendizados e ações conjuntas. “Com o apoio da SBMFC, essas discussões ganham força, movimento e visibilidade em diversas esferas”.
Conheça os Grupos de Trabalho ativos da SBMFC:
- Abordagem Comunitária – com coordenação de Rodrigo Santos Custodio Oliveira e Lorena Mega Itaborahy;
- Abordagem Familiar – com coordenação de Maria Inez Padula Anderson e Bruno Henrique Soares Pessoa;
- Atenção Domiciliar – com coordenação de Pedro Henrique Miranda;
- Cannabis – com coordenação de Raphael Simioli da Paz Oliveira e Mariana Lopes Giusti;
- Comunicação em Saúde – com coordenação de Matheus Pessoa Colares e Ricardo Zaslavsky;
- Cuidados Paliativos – com coordenação de Gabriela Alves de Oliveira Hidalgo e Jéssica Ananda Damasceno de Araújo;
- Dor – com coordenação de Marcos Paulo Veloso Correia e Marco Túlio Caria Guimarães Pereira;
- Educação Médica – com coordenação de André Ferreira de Abreu Júnior e Djerlly Marques Araujo da Silva;
- Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos – com coordenação de Marcello Lucena e Felipe Augusto Dutra Corrêa;
- Gestão da Clínica e Acesso – com coordenação de Rogerio Luz Coelho Neto;
- Gestão e Políticas de Saúde – com coordenação de Rodrigo Chavez Penha;
- Medicina Rural – com coordenação de Giulia Prates Games e Gleyce Almeida da Silva;
- Medicina do Estilo de Vida – com coordenação de André Luiz da Silva e Zeliete Linhares Leite Zambon;
- Mulheres na Medicina de Família e Comunidade – com coordenação de Dandara Pimentel Freitas; Jessica Frutuoso Pereira da Silva; Ísis Cosme Garcia; Nicole Geovana Dias Carneiro e Ana Clara Nunes;
- Pesquisa – com coordenação de Sandro Batista Rodrigues e Thiago Trindade;
- Práticas Integrativas Complementares (PICS) – com coordenação de Paulo Henrique Mai e Rafaella Severo Matera;
- Prevenção Quaternária – com coordenação de Rogerio Luz Coelho Neto e André Luiz da Silva;
- Saúde da População em Situação de Rua – com coordenação de Julyana Maria Lopes Quintino; Melissa Vieira de Moraes Agapito dos Santos; Fernando Meira de Britto Oliveira e Marina Borges Lima;
- Saúde da População Negra – com coordenação de Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira E Rita Borret;
- Saúde Digital e Classificações – com coordenação de Gustavo Gusso e André Cassias;
- Saúde e Espiritualidade – com coordenação de Eric Vinícius Ávila Pires e Talita Carneiro de Carvalho;
- Saúde Indígena – com coordenação de Vazigton Guedes Oliveira/Zig Pataxó e Eliniete de Jesus Fidelis/ Eli Baniwa;
- Saúde Mental – com coordenação de Diego Espinheira da Costa Bomfim e Débora Silva Teixeira;
- Saúde Planetária – com coordenação de Isadora Vianna Fernandes e Luísa Teixeira Francisco e Gontijo;
- Saúde Prisional – com coordenação de Jorge Esteves e Vanessa Samico Medeiros.








