A conferência mundial promovida pela World Organization of Family Doctors (WONCA) em 2023 aconteceu entre 26 e 29 de outubro em Sidney, na Austrália. E, mesmo do outro lado do mundo, contou com importante participação de médicas e médicos de família e comunidade (MFCs) do Brasil.
A diretora do departamento de Pesquisa da SBMFC e preceptora da Residência Médica da UERJ, Brenda Costa, esteve no evento junto com três residentes do seu programa: Isabela Oliveira, Rogério Malvera e Rodrigo Oliveira. Eles apresentaram um fórum e um workshop juntos e cada um dos residentes apresentou um poster ou uma sessão.
O workshop simulou um jogo de RPG que, a partir de uma narrativa de casos de uma manhã em atendimento na Estratégia Saúde da Família, apresenta o que é ser MFC no sistema de saúde brasileiro. “A gente trabalhou a universalidade, a integralidade, a equidade, os princípios do SUS, a partir da vivência desse jogo e recebemos um feedback super positivo. O pessoal de Cingapura vai reproduzir essa oficina para pensar no modelo do sistema de saúde deles”, apontou a preceptora.
Para a delegação do UERJ, levantar a bandeira do SUS num congresso médico internacional foi marcante. “Participantes de outros países falaram que eles jamais levariam a bandeira do sistema de saúde deles”, disse Brenda.
Já o MFC Murilo Sarno foi um dos facilitadores de uma oficina sobre saúde de homens gays, em parceria com colegas da Austrália, Japão e Hong Kong. “Também apresentei dois pôsteres da área de educação médica, um sobre a estratégia de simulação com atores e atrizes trans em consultas com estudantes da graduação; e o outro sobre ensino de carcinogênese de forma mais ampliada”, conta o brasileiro.
Além de levar muito conteúdo para os participantes do WONCA World Conference 2023, Murilo também foi muito elogiado por trazer muitas informações e imagens do que acontecia em Sidney para grupos de Whatsapp vinculados à SBMFC. Assim, registrou inclusive a participação de outros colegas, como mostram as fotos.
O MFC e coordenador iberoamericano do Grupo de Trabalho de Saúde Mental do Wonca, Alfredo de Oliveira Neto, foi outro brasileiro muito ativo no evento, apresentando três trabalhos.
O primeiro foi o Projeto de Música e Saúde Mental, que pode ser conhecido aqui. O segundo tratou da apresentação dos resultados parciais da pesquisa ‘Avaliando as necessidades e lacunas de cuidados de saúde mental na América Latina: explorando as competências de médicos de família e comunidade’. Além do Brasil, este trabalho também envolve pesquisadores de Argentina, Chile, Colômbia e México.
Por fim, o MFC brasileiro falou também sobre o Tone of Mind. “É um documentário que venho coordenando a produção com participação de experiências de música e saúde mental na Índia, Austrália, África do Sul e Brasil. Será lançado em 2024”, explicou.
Assista aqui o trailer de Tone of Mind.
Outros destaques
O evento na Austrália também anunciou a argentina e presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar (CIMF), Viviana Martinez, como presidente eleita do WONCA. As próximas duas edições da conferência mundial da entidade também foram divulgadas. Em 2025 o evento acontece em Lisboa, Portugal, e em 2027 na Cidade do Cabo, África do Sul.