22 de junho de 2026

Eleições SBMFC: Confira a diretoria eleita – gestão 2026-2028


No dia 22 de junho de 2026, às 13h, por meio de videoconferência realizada a partir da sede da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em cumprimento ao disposto no artigo 68º do Estatuto da SBMFC, bem como do artigo 8°, inciso IX, do Regimento Eleitoral da SBMFC, foi realizada a apuração dos votos do processo eleitoral para escolha da Diretoria da SBMFC para a gestão 2026 – 2028. 

A eleição teve uma única chapa com inscrição homologada, a qual teve como candidata à presidente a associada Andrea Taborda Ribas da Cunha. A pergunta da votação, por possuir apenas uma chapa inscrita, foi: “Você concorda com a eleição da chapa única homologada, cuja candidata à presidência é a associada ANDREA TABORDA RIBAS DA CUNHA, para a gestão 2026/2028 da SBMFC?” tendo como opções de resposta: “Sim”, “Não” e “Abstenção”. 

De acordo com as normas pertinentes, esta Comissão Eleitoral foi responsável pela condução do pleito, com a recepção, apuração, proclamação do resultado e demais procedimentos. Iniciados os trabalhos eleitorais, verificou-se que foram computados 443 (quatrocentos e quarenta e três) votos eletrônicos, inseridos através do sistema eletrônico de votação disponibilizado na área restrita do associado apto a votar, dentro do site da SBMFC, entre os dias 15 e 21 de junho de 2026, sendo 391 (trezentos e noventa e um) votos favoráveis para à eleição da chapa única; 38 (trinta e oito) votos contrários e 14 (quatorze) abstenções. 

Encerrada a apuração dos votos, a Comissão Eleitoral, formada pelos membros associados Daniel Knupp Augusto, José de Almeida Castro Filho, Lidiane de Oliveira Vilela e Rodrigo Luciano Bandeira de Lima, na forma do artigo 21º do Regimento Eleitoral, proclamou o resultado do pleito, declarando eleita a CHAPA ÚNICA e nomeando seus integrantes para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC. 

Confira a formação da diretoria eleita – gestão 2026-2028: 

diretoria eleita - gestão 2026-2028

ATA DE APURAÇÃO ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DA DIRETORIA DA SBMFC– GESTÃO 20262028

Rio de janeiro, 22 de junho de 2026.

Dr. DANIEL KNUPP AUGUSTO 

Dr. JOSÉ DE ALMEIDA CASTRO FILHO 

Dra. LIDIANE DE OLIVEIRA VILELA 

Dr. RODRIGO LUCIANO BANDEIRA DE LIMA