A importância da abordagem da saúde mental em todos os espaços está cada vez mais em evidência. Com o tema “É Hora de Priorizar a Saúde Mental no Local de Trabalho”, a campanha de 2024, seguida por diversas entidades, inclusive OMS, reforça a importância crítica da saúde mental em ambientes profissionais na defesa popular para promover o bem-estar mental de todos os envolvidos incluindo funcionários, empregadores, organizações e partes interessadas.
A SBMFC reconhece a relevância da saúde mental, principalmente em nosso ambiente de trabalho. Na APS, mais do que uma boa gestão e coordenação de agenda, é necessária a atenção constante para a fadiga por compaixão, que se caracteriza por um sofrimento de dentro para fora, comum em profissionais de saúde que podem sofrer por cuidar de pessoas que estão em estado de sofrimento.
Nessa perspectiva, a prevenção quinquenária coloca-se em evidência, pois coloca a qualidade de vida dos profissionais na perspectiva dos cuidados prestados ao paciente. Quer saber mais? Acesse o artigo da RBMFC focado na temática: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1847