Debate sobre doença de Alzheimer aborda saúde mental da pessoa idosa na Atenção Primária

20 de setembro de 2024

No Brasil, a Lei nº 11.736/2008 instituiu o 21 de setembro como Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de brasileiros vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura que afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.

A SBMFC participou do evento “Cuidado Integral Às Pessoas Idosas na APS – Um Olhar Sobre a Demência e a Saúde Mental no Envelhecimento“, organizado pela OPAS, em Brasília, dia 20/09, representada por Arthur Fernandes, diretor do Departamento de Comunicação. A ocasião que contou com a presença de Nísia Trindade Lima – Ministra de Estado da Saúde e Felipe Proenço de Oliveira  Secretário da SAPS, abordou dados sobre a doença, depoimento de familiares, além do encontro técnico  “Um Olhar sobre a Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde”. 

“Estar atualizado sobre uma doença que afeta cada vez brasileiros/as é fundamental para a prática clínica e também para promover apoio aos familiares e cuidadores. Com o envelhecimento da população, nós, como médicas e médicos de família e comunidade, precisamos estar preparados para apoiar às necessidades físicas, mentais, sociais e espirituais dessas pessoas e seus entes queridos, pensando desde a promoção de saúde e prevenção da demência até o cuidado paliativo proporcional e necessário”, declara Fernandes. 

Para promover mais conhecimento a respeito da doença, confira o guia lançado pelo Ministério da Saúde no evento e disponibilizado no link: Identificação da Demência na Atenção Primária.