12 de novembro de 2025

Em comunicado, AMB alerta grave ameaça à certificação dos médicos especialistas


A partir de comunicado oficial publicado em 12 de novembro de 2025, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta para grave ameaça à certificação dos médicos especialistas no país. 

De acordo com a entidade, a certificação de uma especialidade médica segue critérios rigorosos definidos pela legislação brasileira, segunda a qual, os profissionais que concluíram programas oficiais de residência médica, reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ou aqueles que obtiveram título de especialista concedido pela AMB, em conjunto com as Sociedades de Especialidades, podem receber o registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto aos Conselhos Regionais de Medicina. 

Nos últimos meses, surgiu uma grave ameaça a esse modelo, que assegura e garante à população um atendimento de qualidade à população, com a formação de uma entidade que se apresenta como alternativa paralela à formação e certificação de especialistas, à margem da legislação vigente. 

A Associação Médica Brasileira, entidade na qual a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade é filiada, congrega 27 Federadas e 54 Sociedades de Especialidades e conta com mais de 58 mil associados em todo o país. Desde 1958 é responsável pela certificação do título de especialista e área de atuação médica, concedidos aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas.

Confira o comunicado na íntegra, clicando neste link