O VIII Congreso Regional Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria, que acontece entre 23 e 26 de outubro no Panamá, recebe a presença de MFCs brasileiros que participam ativamente como congressistas e palestrantes no evento, além de diretores/as da SBMFC representando a entidade. Com a temática Fortaleciendo Vínculos, Transformando Sistemas de Salud, a edição é organizada pela Confederacion Iberoamericana de Medicina Familiar y Comunitaria (CIMF), Asociación Panameña de Medicina Familiar e World Organization of Family Doctors (WONCA). A programação completa está disponível no site: https://www.cimfpanama2024.com/agenda .
Entre as atividades institucionais, a SBMFC participou de reunião da junta directiva com os/as presidentes das associações participantes da CIMF, com representação de Fabiano Guimarães e Zeliete Zambon, presidente e vice-presidente, respectivamente.
A presença na área de exposições está marcada com stand para divulgação sobre a atuação da Sociedade. Os congressistas que são associados podem se inscrever em um sorteio para concorrer a uma inscrição para o CBMFC e quem passar pelo espaço poderá saber mais detalhes sobre a 18ª edição que será realizada em junho de 2025, em Manaus.
“É muito importante que o Brasil esteja junto aos demais países componentes da CIMF, trabalhando de forma coordenada para alcançar o objetivo de saúde de qualidade para todos. Foi assinado um compromisso de colaboração para a implementação e fortalecimento da medicina de família e comunidade na América Latina e é claro que a SBMFC está incluída nesses esforços, atuando diretamente junto aos órgãos reguladores e educacionais com foco na valorização e expansão da especialidade em todo o território”, declara Fabiano.
Além da qualidade das palestras e trabalhos apresentados, o Brasil foi destaque com duas grandes premiações. Maria Inez Padula, presidente da SBMFC e da CIMF em gestões anteriores, recebeu o prêmio 5 stars como reconhecimento pela dedicação à Medicina de Família e Comunidade em toda América Latina. Leia mais: https://www.sbmfc.org.br/noticias/maria-inez-padula-recebe-o-premio-5-stars-da-cimf/. Ainda, Zeliete Zambon recebeu outorga pelo reconhecimento ao mérito pelo incansável trabalho desempenhado em prol da especialidade no Brasil.
“Receber essa outorga é o reconhecimento do quanto trabalhamos, toda a diretoria, para haver um crescimento da SBMFC e todos os países ibero-americanos reconhecem esse esforço e nos procuram para que possamos compartilhar nossas experiências exitosas”, compartilha Zeliete.
Acompanhe mais notícias da SBMFC e novidades da CIMF no instagram da SBMFC: https://www.instagram.com/sbmfc/ .