Com intuito de destacar a reforma da saúde no Brasil, o periódico The Lancet publicou no primeiro semestre deste ano uma série de seis artigos com o exame das políticas públicas em saúde no País e os desafios que ainda devem ser enfrentados no País.
Com base na análise da publicação, o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, e os médicos generalistas espanhóis, Mercedes Pérez e Juan Gérvas, redigiram uma carta ao periódico The Lancet, que foi publicada no volume 378, de 23 de julho de 2011. (Brazilian health-service organisation: problems at a glance)
Nela, Gusso, Pérez e Gérvas destacam a necessidade de entender a saúde no Brasil tendo como base as respostas para os problemas nos serviços de saúde e relatam existirem ainda muitas perguntas que necessitam de respostas, como o fato de no Brasil ser defendida a universalização da Saúde e, ainda assim, ser aplicada uma política de saúde em que há um sistema para os pobres e outro privado, para o resto da população.
Outros pontos colocados na carta são a questão da falta de pelo menos um artigo nesta série que trate da atenção primária e como ela está vem sendo trabalhada no Brasil e outro sobre organização dos serviços de saúde em geral; e, a pressão de epidemiologistas, gestores e acadêmicos na busca pela coleta de dados verticais e ressaltam que a violência não pode ser um problema visto isoladamente dos demais como doenças infecciosas, mortalidade materna e infantil, a toxicodependência ou o desemprego.
Acesse também: Versão em português – traduzida pelo MFC Leonardo Savassi
É possível expressar comentários via SBMFC Groups. Basta acompanhar as discussões no tópico [SBMFC] Brazilian Health Service, postado em 25 de julho de 2011.