Na programação do 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, em Cariacica, Espírito Santo, a SBMFC foi convidada para uma atividade autogestionada, cujo objetivo era aproximar a Residência em Área Profissional da Saúde e Residência Médica, fortalecer práticas colaborativas, reconhecer os pontos de articulação e pautas coletivas, construir caminhos possíveis ao comum.
O tema central da atividade que contou com a participação de diversas entidades, incluindo a SBMFC, foi “Construindo Interfaces entre Residência em Área Profissional da Saúde e Residência Médica: Diálogo e Potências da Integração”.
“A atividade buscou estabelecer as interfaces entre residências médicas, incluindo as uniprofissionais e as multiprofissionais. Foi um momento de articulação importante entre várias entidades. Estas instituições já mantém algum nível de relação com a SBMFC e esperamos fazer ampliar ações conjuntas como eventos, fóruns de discussão, publicações e pesquisas, para encontrar os denominadores comuns do que nos aproxima enquanto programas de residência, residentes e preceptores”, explica Marcello Dalla, diretor de Publicação da SBMFC, que participou do evento representando a Diretoria da SBMFC.
Confira as entidades participantes:
- ABEFACO – Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade
- ABEM – Associação Brasileira de Educação Médica
- CIRTES – Comissão Intersetorial de Relações de Trabalho e Educação na Saúde
- CNS – Conselho Nacional de Saúde
- EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
- GHC – Grupo Hospitalar Conceição
- MEC – Ministério da Educação
- MNRS – Movimento Nacional de Residências de Saúde
- MS – Ministério da Saúde
- Rede Unida – Associação Científica Rede Unida
- SBMFC – Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
- UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados








