A alimentação de bebês e o momento de introdução de alimentos sólidos podem ser uma fonte de consternação para os pais. Estes pesquisadores dos EUA realizaram um estudo de coorte prospectivo (n=847) observando casos de obesidade aos 3 anos de idade e comparando-os ao momento de introdução de alimentos sólidos. Eles executaram modelos de regressão separados para bebês alimentados com leite materno e aqueles alimentados com fórmula.
Os pesquisadores descobriram que: "Nos primeiros 4 meses de vida, 568 bebês (67%) foram alimentados com leite materno e 279 (32%) foram alimentados com fórmula. Aos 3 anos de idade, 75 crianças (9%) estavam obesas. Dentre os bebês alimentados com leite materno, o momento de introdução dos alimentos sólidos não foi associado à chance de obesidade (razão de chance: 1,1). Dentre os bebês alimentados com fórmula, a introdução de alimentos sólidos antes dos 4 meses foi associada a um aumento de seis vezes nas chances de obesidade aos 3 anos. A associação não foi explicada por crescimento precoce rápido (razão de chance após ajuste: 6,3)."
Os pesquisadores concluíram que: "Dentre os bebês alimentados com formula ou bebês desmamados antes dos 4 meses de idade, a introdução de alimentos sólidos antes dos 4 meses de idade foi associada a um aumento nas chances de obesidade aos 3 anos de idade."
A introdução de alimentos sólidos antes dos 6 meses de idade está associada a aumento no risco de obesidade em idade pré-escolar nos bebês alimentados com fórmula, mas não entre aqueles alimentados com leite materno.
Para o resumo completo, clique aqui.
Pediatrics 127(23):e544-e551, Março de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Timing of Solid Food Introduction and Risk of Obesity in Preschool-Aged Children. Susanna Y. Huh, Sheryl L. Rifas-Shiman, Elsie M. Taveras, Emily Oken, Matthew W. Gillman.
Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: alimentação de bebês, alimentos sólidos, obesidade, amamentação, fórmula, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 25 de março de 2011