Infarto do miocárdio e risco de suicídio

 O infarto do miocárdio (MI) está ligado a risco aumentado de depressão, ansiedade, e mortalidade por todas as causas. Não se sabe se o MI está associado a um risco aumentado de suicídio. Estes pesquisadores dinamarqueses examinaram a associação entre o MI e o suicídio através de um estudo populacional de caso-controle. Usando dados de 5 registros dinamarqueses, eles procuraram pessoas com idades entre 40 e 89 anos que tivessem cometido suicídio e parearam cada uma delas com outras 10 pessoas (19.857 pessoas que cometeram suicídio, 190.058 controles).

Os pesquisadores descobriram que: "O MI foi associado a um aumento acentuado no risco de suicídio. O risco de suicídio foi maior durante o primeiro mês após receberem alta do MI para pacientes sem histórico de enfermidade psiquiátrica (razão da taxa ajustada, 3,25) e para pacientes com histórico de enfermidade psiquiátrica (razão da taxa ajustada, 64,05) comparados com aqueles sem histórico de MI ou de enfermidade psiquiátrica. Contudo, o risco permaneceu alto por pelo menos 5 anos após o MI."

Os pesquisadores concluíram que: "O MI é seguido de um risco aumentado de suicídio para pessoas com e sem enfermidades psiquiátricas. Nossos resultados sugerem a importância de uma triagem de pacientes com MI para depressão e ideação suicida."

Este estudo enfatiza a importância de se indagar sobre sintomas depressivos e ideação suicida no status de pacientes após um infarto do miocárdio.

Para o resumo completo, clique aqui.

Circulation 122(23):2388-2393, 7 de dezembro de 2010 © 2010 American Heart Association, Inc.
Myocardial Infarction and Risk of Suicide: A Population-Based Case-Control Study. Karen Kjær Larsen, Esben Agerbo,Bo Christensen, Jens Søndergaard, Mogens Vestergaard. Correspondências para Karen Kjær Larsen: kkl@alm.au.dk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: infarto do miocárdio, MI, suicídio, adulto, enfermidade psiquiátrica, estudo de caso controle, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 4 de janeiro de 2011