Na edição de janeiro de 2011 da Canadian Family Physician há uma Revisão Clínica intitulada Efeito do tratamento de gravidez ectópica com metotrexato em gestação subsequente por Rinat Hackmon, Sachi Sakaguchi, e Gideon Koren que assim começa: "O metotrexato (MTX), um fármaco imunossupressor, é um antagonista fólico que se liga à enzima dihidrofolato redutase. Isto inibe a síntese do timidilato, da serina, e da metionina, o que interrompe a síntese de DNA, RNA, e proteína e leva a morte celular. O metotrexato é ainda metabolizado em poliglutamatos do MTX, que são metabólitos de longa vida, inibindo outras enzimas folato-dependentes. Ele é geralmente usado para tratar cânceres, psoríase, e doenças reumáticas, assim como condições obstétricas ou ginecológicas, incluindo gravidez extrauterina (EUP), abortamentos no primeiro trimestre, e doença trofoblástica gestacional. O protocolo de tratamento com MTX em baixa dose introduzido por Stovall et al há 20 anos é até hoje o tratamento de escolha para EUP quando possível.
"… Sugerimos que os resultados de gravidezes concebidas pouco tempo após a terapia com MTX para EUP têm maior chance de serem favoráveis e semelhantes àqueles concebidos após 6 meses. Como os dados não são suficientes para traçar uma conclusão definitiva ou para confirmar o momento seguro exato após o tratamento com MTX, a recomendação de um período de espera de pelo menos 3 meses para mulheres que estejam planejando uma gravidez parece prudente. Não obstante, a concepção dentro de 3 meses após o tratamento com MTX para EUP não deve ser considerado uma indicação definitiva para abortamento, e maiores avaliações orientadas da anatomia fetal são recomendadas. Maiores estudos retrospectivos e prospectivos são necessários para definir o período de segurança antes de 3 meses e para solidificar esta recomendação."
Canadian Family Physician 57 (1): 37 – 39 © 2011 pelo The College of Family Physicians of Canada
Effect of methotrexate treatment of ectopic pregnancy on subsequent pregnancy. Rinat Hackmon, Sachi Sakaguchi, e Gideon Koren.
Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: gravidez, ectópica, metotrexato, verruga, defeitos congênitos, abortamento, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicada em Global Family Doctor 22 de março de 2011