Falta de conscientização pública sobre sinais de alerta de acidente vascular cerebral (AVC)

O objetivo deste estudo foi examinar o conhecimento sobre os sinais de alerta de AVC e os fatores de risco dentre o público em geral, inclusive o que essas pessoas fariam se estiverem propícias a desenvolverem tais sintomas. Este foi um estudo populacional de membros selecionados aleatoriamente do público em geral, em Adelaide, Sul da Austrália. Uma pesquisa simples avaliou o conhecimento sobre os sinais de alerta de AVC e deu quatro opções de controle. A pesquisa foi conduzida em três ocasiões separadas: antes, imediatamente após e 3 meses após a National Stroke Foundation’s National Stroke Week (Semana Nacional para o AVC, da Fundação Nacional do Derrame) em 2009. As três pesquisas foram preenchidas por 251 membros do público.
A hipertensão e o fumo foram reconhecidos como fatores de risco para o AVC por 71% e 53% dos entrevistados, respectivamente. Antes da National Stroke Week, a fala arrastada foi identificada por 51% e tanto este sintoma quanto a perda sensorial dos membros superiores foram identificados por 62% como sinais de alerta para se procurar um atendimento de emergência (AE). Amaurose, perda sensorial, parestesia e enfraquecimento dos membros superiores foram correta e individualmente identificados por menos de um terço dos entrevistados como sinais de alerta para comparecer a um AE. Não houve diferença significativa nos resultados de pesquisa após a National Stroke Week.
Os pesquisadores concluíram que: "A conscientização pública sobre os sintomas de AVC e o que fazer nesse caso é limitada. Houve pouca melhora após a semana de campanha de conscientização nacional. A falta de conscientização pública sobre os sinais de alerta de AVC devem ser direcionadas, a fim de reduzir a mortalidade e morbidade por AVC. "

É uma área em que a formação pública pode fazer uma grande diferença.

Para o artigo completo, clique aqui.

MJA 195(1):16-19, 18 de julho de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Stroke and transient ischaemic attack awareness. J Ian Spark, Nadia Blest, Sheralee Sandison, Phillip J Puckridge, Hafees A Saleem and David A Russell.
Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: derrame, AIT (Ataque Isquêmico Transitório), conscientização, pesquisa, estudo populacional, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 29 de julho de 2011