Voltar à Página Inicial – EPAs SBMFC ↵
O conceito das EPAs foi introduzido pelo Prof. Olle Ten Cate (Utrecht University, Holanda) e desde então vem revolucionando a operacionalização do ensino baseado em competências nas profissões da saúde. Esta biblioteca organiza um acervo internacional e nacional de referenciais e recursos de apoio, aprofundamento e interesse sobre EPAs.
Curadoria: Grupo Gestor de Elaboração das EPAs – SBMFC
- ☞ Entrustability of professional activities and competency-based training
Olle Ten Cate (2005)
Marco referencial da definição conceitual das EPAs por Olle Ten Cate - ☞ Competency-Based Postgraduate Training: Can We Bridge the Gap between Theory and Clinical Practice?
Olle Ten Cate & Fedde Scheele (2007)
Com a recente conceituação das EPAs, Ten Cate & Scheele sinalizam aspectos críticos na crescente implementação de matrizes de competências no ensino da residência médica, sobretudo, a dificuldade de transpor as competências na prática do ensino clínico e de treinamento em serviço. - ☞ Curriculum development for the workplace using Entrustable Professional Activities (EPAs)
Olle Ten Cate, Huiju Carrie Chen, Reinier G. Hoff, Harm Peters, Harold Bok & Marieke van der Schaaf (2015)
Publicado como um AMEE Guide (guia da Associação Internacional de Educação nas Profissões da Saúde), o artigo apresenta uma visão geral da literatura até então sobre EPAs, complementada por sugestões de aplicação prática à construção curricular e avaliação. - ☞ Twelve tips to develop entrustable professional activities
Marije P. Hennus, Jennie B. Jarrett, David R. Taylor & Olle Ten Cate (2017)
Em uma abordagem prática, através de “12 dicas”, Hennus et al apresentam o processo de elaboração de EPAs baseado nas principais experiências e evidências da literatura. - ☞ When I say … entrustability
Olle Ten Cate (2019)
A palavra “entrustability” usada no marco referencial das EPAs é um neologismo na língua inglesa, neste artigo Ten Cate esclarece os significados de “entrustable” e “entrustability”. - ☞ An Updated Primer on Entrustable Professional Activities (EPAs)
Olle Ten Cate (2019)
Artigo bilíngue, em português e inglês, publicado na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) com objetivo de aproximar e conceitualizar as EPAs dentre o contexto brasileiro - ☞ The recommended description of an entrustable professional activity
Olle Ten Cate & David R. Taylor (2020)
Publicado como um AMEE Guide, em um contínuo da publicação de 2015, este artigo aprofunda o significado e dimensões conceituais das EPAs. Nas palavras de Ten Cate & Taylor: “para serem úteis, as EPAs exigem mais do que um título adequado”. - ☞ Entrustable Professional Activities and Entrustment Decision-Making in Health Professions Education
Olle Ten Cate, Vanessa C. Burch, H. Carrie Chen, Fremen Chihchen Chou & Marije P. Hennus (2024)
Recentemente lançado, este e-Book (open-access), por Ten Cate et al, é o mais atualizado marco referencial sobre as EPAs. Você poderá se aprofundar nos principais fundamentos teóricos, as implicações para o desenvolvimento curricular, sistemas de avaliação e estratégias para desenvolvimento docente em programas educacionais baseados em EPAs.
- ☞ Entrustable Professional Activities in Family Medicine
Allen F. Shaughnessy, Jennifer Sparks, Molly Cohen-Osher, Kristen H. Goodell, Gregory L. Sawin & Joseph Gravel (2013)
Desenvolvimento de EPAs para Medicina de Família e Comunidade por pesquisadores independentes no Estados Unidos da América - ☞ Entrustable professional activities for workplace assessment of general practice trainees
Nyoli Valentine, Jon Wignes, Jill Benson, Stephanie Clota & Lambert WT Schuwirth (2019)
Desenvolvimento de EPAs para Medicina de Família e Comunidade por pesquisadores independentes na Austrália - ☞ Residency Training Profile for Family Medicine and Enhanced Skills Programs Leading
to Certificates of Added Competence
The College of Family Physicians of Canada (2021)
Nomeadas como CPAs (Core Professional Activities), EPAs Nacionais de Medicina de Família e Comunidade do Canadá - ☞ Developing entrustable professional activities for family medicine training in South Africa
Louis S Jenkins, Robert Mash, Ts’epo Motsohi, Mergan Naidoo, Tasleem Ras,, Richard Cooke & Hanneke Brits (2024)
Desenvolvimento de EPAs para Medicina de Família e Comunidade por pesquisadores independentes na África do Sul. - ☞ Strategy for defining entrustable professional activities for family medicine residency in the Brazilian context
Leonardo Brito, Ugo Caramori, Natália D’Abreu, Cassio Cardoso Filho, Andrea Fraga & Joana Fróes Bragança (2024)
Desenvolvimento de EPAs para Medicina de Família e Comunidade por pesquisadores independentes no Brasil, apresentado no Congresso Internacional de Educação nas Profissões da Saúde (AMEE 2024, Basileia – Suíça) e em tramitação para publicação na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM). Este é o primeiro estudo brasileiro sobre EPAs para Medicina de Família e Comunidade, indutor e marco referencial no desenvolvimento das EPAs Nacionais em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC.