Coordenado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a segunda edição do projeto Cuidado Integral à Saúde foi realizada em São Paulo, entre os dias 9 e 10 de abril, com a participação da SBMFC, representada por Zeliete Zambon, vice-presidente e Larissa Bordalo, diretora de Medicina Rural.
O projeto idealizado em 2019, conta com a participação, além da SBMFC, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o objetivo de levar as boas práticas de Atenção Primária às operadoras de saúde.
“Esse espaço é para nós dizermos o que tem que ser realizado na Atenção Primária. Nós temos muitos MFCs atuando na saúde suplementar, por isso, precisamos estar presentes. Aqui temos um espaço para reforçar que a APS é realizada com médicas e médicos de família e comunidade, junto à equipe multiprofissional, que olham para o paciente, organizando todo o serviço e assistência prestados. Já estamos indo para a terceira edição do projeto, a segunda foi finalizada no encontro entre os dias 9 e 10 de abril. As primeiras edições foram muito importantes, pois já indicaram marcadores de mudanças de saúde nas operadoras que participaram”, detalha Zeliete.
Larissa reforça que esse é um projeto essencial para a Medicina de Família e Comunidade e a representação da classe da especialidade que atua na saúde suplementar é necessária, devido a atuação de muitos associados/as da SBMFC na área. “Durante o encontro, tivemos diversas oficinas baseadas em metodologias que trouxeram a nossa vivência e enquanto gestores e médicos, nos fazem pensar como promover uma melhoria na qualidade do atendimento e também na experiência do paciente, tornando a consulta muito mais que uma experiência médica, mas um olhar mais atento e uma comunicação com habilidades clínicas, atributos que nós, MFCs, sabemos muito bem fazer”.
A temática será abordada em uma das mesas redondas do 18o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), em atividade promovida entre a SBMFC e ANS que, em breve, estará na programação do evento. Acesse o site: https://www.sbmfc.org.br/18cbmfc/.