O médico de família e comunidade Alexandre Medeiros foi nomeado no início de dezembro como Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB).
O HULW é um órgão suplementar da UFPB e desde 2013, integra a rede de hospitais Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com uma missão especial: prestar assistência integral, ética e humanizada à comunidade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Como campo de prática, o HULW visa à excelência da formação de profissionais de saúde e de outras áreas do conhecimento.
“A gestão de um serviço de saúde em um hospital universitário é um grande desafio porque é muito mais que um espaço de cuidado em saúde, é um local para realizar inovação, pesquisa e o ensino de gerações de profissionais da saúde”, explica Medeiros que possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em epidemiologia da UFRGS e Doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN. Fez Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Santa Marcelina em São Paulo e de Medicina da Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre.
Alexandre aponta que ter um médico de família e comunidade na gestão é uma oportunidade para refletir sobre a organização desses hospitais de uma forma diferente e complementar ao cuidado hospitalar. “Nós da MFC, temos uma visão integral do sistema, a partir do momento que estamos nos territórios com pessoas que estão circulando na rede como um todo. Os princípios e atributos da Atenção Primária à Saúde nos possibilita desenvolver competências que podem ser importantes para fazer uma gestão em um serviço terceirizado e eu destacaria a visão e consciência dos atributos da integralidade e também da coordenação do cuidado. Esses são pontos que nós, MFCs, desenvolvemos são importantes para trazer a inovação nas atenções primária, secundária e terciária, além de buscar a integração entres esses níveis de atenção para ter uma rede de cuidado integral”.