No Dia Nacional do Médico/a de Família e Comunidade, a SBMFC inaugurou a nova sede, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Entre as novidades do espaço, está a galera dos/as presidentes, desde a fundação da entidade até a atual gestão.
“Esta é uma forma de homenagear todos os/as médicos/as de família e comunidade que contribuiram para o fortalecimento da especialidade, com reconhecimento pelas ações e atividades executadas nas mais diversas áreas, fazendo com que chegássemos aos mais de oito mil MFCs em todo o país”, declara Fabiano Guimarães, presidente da SBMFC.
Confira a biografia e período de gestão de cada um/a dos homenageados:
Ellis Arlindo D’Arrigo Busnello – presidente em duas gestões: 1981 a 1983 e 1983 a 1985
Uma das principais referências seminais para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade e para a Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi Diretor do hoje denominado Centro de Saúde Escola Murialdo (em Porto Alegre – RS) de 1972 até 1982, onde fundou, em 1976, uma das três primeiras Residências em MFC no Brasil.
João Werner Falk – presidente em três gestões – 1986 a 1988/1990 a 1992/2001 a 2004
Membro da diretoria em cinco gestões (entre 1986 e 2004, nem sempre consecutivas) e também Diretor de Titulação e Certificação em duas gestões (2004/2006 e 2006/2008) na SBMFC. É Professor Titular do Departamento de Medicina Social da UFRGS e atua como professor e pesquisador nas áreas de medicina e de educação médica, com ênfase na Atenção Primária à Saúde e na especialidade.
Airton Tetelbom Stein – presidente entre 1992 a 1994
É Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de mestrado em Community Health For Developing Countries – London School Of Hygiene and Tropical Medicine. É Assessor de Internacionalização e Professor Titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Realizou pós-doutorado no Grupo da Cochrane na Universidade de Oxford e na Norwegian Institute of Public Health.
Maria Inez Padula Anderson – presidente em duas gestões: 2004 a 2006/2006 a 2008
Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela UERJ, onde atua como professora titular, coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FCM/UERJ e professora do Mestrado Profissional Prof-Saúde. Ainda, lecionou no Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (UFRJ) de 2015 a 2019. Foi presidente da CIMF e da SBMFC, entidades onde atua até hoje, compartilhando seus conhecimentos e fortalecendo a especialidade.
Gustavo Diniz Ferreira Gusso – presidente em duas gestões 2008 a 2010/2010 a 2012
Mestre em Medicina de Família pela University of Western Ontário e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. É Diretor Executivo do Wonca International Classification Committee e Professor Doutor da Disciplina da Clínica Geral da Universidade de São Paulo. Como editor do Tratado de Medicina de Família e Comunidade conquistou o primeiro lugar do prêmio Jabuti na categoria Ciências da Saúde.
Nulvio Lermen Junior – presidente entre 2012 a 2014
Mestre em Políticas e Gestão de Saúde pela Universidade de Bolonha – Itália. Foi coordenador de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro e Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro entre 2011 e 2013. Secretário Adjunto de Saúde do Município de Florianópolis de 2013 a 2016 e Diretor de Atenção à Saúde da mesma cidade de 2017 a 2018. Tem foco de atuação na área de Gestão de Serviços de Saúde, com ênfase em Atenção Primária à Saúde.
Thiago Gomes da Trindade – presidente em duas gestões – 2014 a 2016/2016 a 2018
É Mestre e Doutor em epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua com foco em ensino e pesquisa em Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde, Epidemiologia Clínica e Educação Médica. É Professor do Curso de Medicina da Universidade Potiguar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor Visitante do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto.
Daniel Augusto Knupp – presidente entre 2018 a 2020
Tem experiência em atenção primária à saúde e na formação de especialistas em medicina de família e comunidade, com ênfase na área de residência médica. Atuou como coordenador e preceptor do programa de residência de medicina de família e comunidade do Hospital Municipal Odilon Behrens e como médico em serviço de atenção primária da rede municipal de saúde de Belo Horizonte.
Zeliete Linhares Leite Zambon – presidente em duas gestões 2020 a 2022/2022 a 2024
Vice-presidente da SBMFC na gestão atual, é professora de APS na São Leopoldo Mandic de Araras desde 2017, Coordenadora do Internato em Medicina de Família e Comunidade do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas-SP. Supervisora da Residência de MFC da São Leopoldo Mandic de Araras desde 2019. Representante Institucional da COREME da Faculdade de Medicina do Sertão desde 2022.
Fabiano Gonçalves Guimarães – presidente em exercício
Tem mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/UFJF). Atuou como Gerente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte em 2019 e 2020. É preceptor da residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor da graduação em medicina da UNIFENAS-BH.