Discussões sobre a melhoria da formação nos programas de residência médica em MFC no Brasil por meio da implementação das EPAs nacionais e também qualificação dos mesmos, a partir de novos projetos e cooperações foi pauta de discussões entre AgSUS, SBMFC e SAPS/MS na tarde do dia 1 de novembro, em Brasília. Duas reuniões foram realizadas separadamente, uma com a AgSUS e outra com a SAPS, com o mesmo propósito.
Representando a Sociedade, estiveram presentes: Fabiano Guimarães, Arthur Fernandes, Arthur Mello, Livia Hinz, Andrea Taborda, Daniel Gonzaga, Leonardo Savassi que se reuniram com Luciana Maciel, diretora de atenção integral à saúde e Antonio Ribas, Gerente de Ensino e Pesquisa, ambos da AgSUS. Já a SAPS, foi representada pelo secretário adjunto Jerzey Timóteo e pelo assessor Marcos Pedrosa.
“A SBMFC está empenhada, através de seu Núcleo de Educação, na consolidação e implementação das EPAs nacionais para nossos programas de residência médica. A cooperação com SAPS e AgSUS é estratégica para esse projeto e para novas possibilidades de apoio aos programas, residentes e preceptores, bem como da equipe de gestão dos mesmos. Além disso, podemos nos aproximar dos programas de provimento, como o Mais Médicos, sempre em favor da melhoria da qualidade da assistência às pessoas”, declara Andrea Taborda, Diretora de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu.
Pontos focais entre as instituições foram destacados para dar andamento às pautas e estruturar as cooperações técnicas e os próximos passos. Recentemente, a SBMFC lançou um novo site e e-book sobre as EPAS nacionais em MFC, produzido em parceria com médicas/as de família e comunidade. Consulte pelo link: https://www.sbmfc.org.br/epas/.