15 de outubro, Dia do Professor/a, esse profissional fundamental desde o ensino básico não poderia deixar de receber homenagens, principalmente, na classe médica. E na MFC, não seria diferente. Temos diversas referências em todas as gerações de professores e professoras da nossa especialidade. E para que todos se sintam representados/as, destacamos alguns/mas que fizeram e fazem história dentro e fora das salas de aula:
Maria Inez Padula Anderson
MFC, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela UERJ, onde atua como professora titular, Co-cordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FCM/UERJ e Professora atual do Mestrado Profissional Prof-Saúde. Ainda, lecionou no Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (UFRJ) de 2015 a 2019. Foi presidente da CIMF e da SBMFC, entidades onde atua até hoje, compartilhando seus conhecimentos e fortalecendo a especialidade em todos os espaços onde ocupa.
Ricardo Donato
Foi um dos precursores da Medicina de Família e Comunidade (MFC) no Brasil, a partir da criação do Programa de Residência em MFC da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj. É considerado um dos pioneiros da especialidade no Brasil, autor de livros e diversos artigos científicos publicados.
Leda Chaves
Uma das referências da especialidade no país, Leda é Professora Colaboradora da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande. Participa ativamente da atualização científica da especialidade ao ser autora de livros e capítulos de obras essenciais para a nossa formação.
José Mauro Ceratti Lopes
Nos deixou de forma prematura em 2017 e mesmo assim, seu legado continua marcando a trajetória de MFCs já atuantes e os em formação. Nosso “Zé Mauro” contribuiu imensamente com o desenvolvimento e ampliação da especialidade no país. Foi um dos autores do Tratado de Medicina de Família e Comunidade, livro referência para a especialidade que ganhou o prêmio Jabuti na categoria Ciências da Saúde em 2013, além de ter produzido diversos estudos e artigos científicos e de ter atuação destacada na graduação em medicina e na residência em medicina de família e comunidade no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre.