DCNs dos cursos de Medicina são discutidas no COBEM

20 de setembro de 2024

Durante a última edição do COBEM, realizado entre 12 e 15 de setembro, foi discutida a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, com participação da SBMFC. Da última versão produzida em 2014 para 2024, novas atualizações estão em discussão através do Projeto Formação Médica para o Brasil, liderado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) com financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

As diretrizes curriculares nacionais são orientações que estão em construção desde 2001 para orientar e guiar os objetivos e a forma de se estabelecer e construir a educação médica no Brasil. Consulte no link: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf.

“Em 2024, nos encontramos em um momento de reforma dessas diretrizes cuja última versão se deu em 2014. Em sua última edição, destacou-se a ênfase em orientar a formação médica com foco voltado para as práticas comunitárias e ao fortalecimento do SUS e da APS. Ao momento, se dava também o contexto da lei do Mais Médicos, seus desdobramentos assistenciais e a expressiva expansão do número de escolas no país. A atualização das DCNs vem sendo debatida ao longo de nove oficinas nas Regionais da Abem que reuniram cerca de 800 participantes, entre representantes de entidades e escolas médicas (gestores, educandos/as e educadores/as) que construíram propostas de aprimoramento e que vão ser consolidadas ao longo de um importante processo colaborativo”, explica Ugo Caramori, diretor do Departamento de Graduação Stricto Sensu, um dos membros da diretoria que está acompanhando a atualização pela SBMFC.

Hoje, 10 anos depois, existem desafios considerados relevantes que estão em amplo debate como a continuidade da expansão das escolas, o desalinhamento do número de vagas no ensino relacionado ao número de residência, a necessidade de atualização curricular para desenvolver novas competências frente às necessidades em saúde contemporâneas e uma pergunta decisiva: qual o perfil de médicas e médicos que queremos formar e precisamos formar?

Acompanhe as próximas atualizações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais nas mídias da SBMFC.