A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) foi à Brasília (DF) nesta segunda-feira (29) para apresentar-se ao Ministério da Saúde e dar continuidade ao diálogo iniciado na gestão anterior para a construção de políticas públicas que valorizem a especialidade, a atenção primária (APS) e o atendimento das necessidades da população. A diretoria foi recebida pela ministra Nísia Trindade, pelo secretário de APS Felipe Proenço e pela diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde Lívia Mello.
Ao final do dia e ao lado da SBMFC, o ministério anunciou a oferta de um curso para formação de preceptores em Programas de Residência em MFC, com 2,5 mil vagas por ano e um complemento de R$4 mil no valor atual da bolsa recebida pelos residentes, totalizando um investimento adicional de R$120 milhões anuais. A medida foi publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União.
A ministra Nísia agradeceu ao trabalho da Sociedade e de todos os MFCs e destacou que a portaria pretende fortalecer as residências da especialidade.
“O Ministério da Saúde, com a liderança do presidente Lula, sabe da importância da Estratégia Saúde da Família, que vem sendo ampliada, permitindo que a população acesse um cuidado de qualidade nas nossas unidades básicas de saúde, fortalecendo essas equipes”, disse.
O presidente da SBMFC destacou que investir na formação de MFCs é sinônimo de qualidade no atendimento e de uma saúde melhor para todos.
“O curso vai gerar recursos para os nossos residentes, ajudando na formação. O residente já começa a ser formado como preceptor ainda com R1, com a completação de bolsa que também vai ajudá-lo bastante nesse período”, explicou Fabiano.
Para receber a bolsa-formação preceptoria em MFC é preciso ser residente da especialidade, residente de ano adicional ou de alguma área de atuação da MFC ou participante do Curso de Especialização em Preceptoria de MFC.
Outras pautas
Durante as reuniões desta segunda, a SBMFC também colocou-se à disposição do Ministério da Saúde para colaborar com avanços nas políticas de provimento e na carreira do MFC e com a elaboração de revisões científicas e editais.
Além do presidente Fabiano, a SBMFC também foi representada em Brasília (DF) pela secretaria geral Cybelle Rodrigues, pelo diretor do departamento de Comunicação Arthur Fernandes e pelo diretor do departamento de Especialização, Arthur Mello.