A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP) realizarão uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). Será a Conferência Livre Nacional de Medicina de Família e Comunidade (MFC).
O evento terá como tema central a formação, o provimento e a fixação na atenção primária à saúde (APS) e acontecerá no formato online no dia 24 de agosto, no turno da manhã, das 8 às 12 horas, e no turno da tarde, das 14 às 18 horas.
O diretor de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho da SBMFC, Ricardo Heinzelmann, destaca que as conferências nacionais, em especial as etapas preparatórias, são um momento de escuta e de enraizamento do controle social, onde trabalhadores e usuários do sistema podem pensar e definir as políticas públicas de saúde. E, na atual conjuntura, a participação é ainda mais importante para a MFC.
“A MFC está passando por um momento decisivo. Há um aumento no número de profissionais titulados e um cenário onde a maior parte está no Mais Médicos com vínculo de bolsista. Então, um debate importante será sobre direitos trabalhistas e uma carreira para valorizar efetivamente a MFC”, pontua.
Também terão destaque os debates sobre a qualidade da formação, principalmente as Residências e a sua integração com as políticas de provimento. “Será uma conferência decisiva para a gente pensar e levar propostas organizadas para os ministérios da Saúde e da Educação”, ressaltou Ricardo.
Participação na Conferência Livre
Além de profissionais da especialidade, a Conferência Livre Nacional de MFC também pretende atrair médicas(os) atuantes na APS, residentes de MFC e estudantes de medicina.
A inscrição é gratuita e deve ser feita aqui.
No mesmo formulário, as(os) inscritas(os) poderão enviar suas propostas até dia 9 de agosto.
A comissão organizadora, composta por diretores da SBMFC e RNMP, sistematizará as proposições enviadas em um documento que será discutido e votado durante a conferência livre, no dia 24, chegando a um texto final contendo uma diretriz para cada um dos três eixos da 4ª CNGTES (abaixo) e três propostas por diretriz.
O texto final será enviado para a 4ª CNGTES, bem como as(os) delegados(as) que serão eleitos durante o evento. A cada 50 participantes na Conferência Livre Nacional de MFC, um(a) delegado(a) poderá ser eleito(a) no evento.
A 4ª CNGTES
A 4ª CNGTES será realizada em Brasília (DF) de 10 a 13 de dezembro de 2024 com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A conferência está estruturado em três eixos temáticos:
1 – Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.