A SBMFC vem a publico recomendar todas as instituições que se enquadrem nos critérios previstos em edital específico e que possuam programas de residência de MFC para que se inscrevam enquanto Instituições Supervisoras do Projeto Mais Médicos.
A Secretaria de Educação Superior do MEC lançou recentemente o Edital nº 1, de 21 de agosto de 2023, que abre procedimento de chamamento público de instituições para adesão, enquanto instituições para Supervisão Acadêmica, ao Projeto Mais Médicos para o Brasil. Tendo em vista esse edital e os requisitos trazidos pelo mesmo quanto aos tipos e características de instituições que podem participar, a SBMFC compreende que a residências em MFC possuem expertise estratégica para instrumentalizar o Projeto Mais Médicos e qualificar o mesmo de forma decisiva.
Acreditamos que a Supervisão Acadêmica realizada com tutoria e supervisão de MFCs qualifica o projeto e o trabalho dos médicos participantes na APS, fortalecendo os processos de trabalho e aprendizagem integrados ao território. Aliar instituições que possuam expertise na formação de Médicos de Família e Comunidade e sobre a atuação na APS, pode melhorar ainda mais a integração entre o provimento e residências em Atenção Primária e MFC, qualificando a rede de saúde e o cuidado.
Chamamos, portanto, as instituições citadas anteriormente que se sintam aptas, para que façam sua adesão ao edital que tem o prazo até 08/09. Em breve disponibilizaremos recomendações mais especificas quanto à construção e aos critérios para os editais de seleção.